A vitória por 2 a 0 sobre o Brasil-Pel mostrou ao torcedor colorado o seu novo lateral-direito. Renzo Saravia deixou boa impressão na estreia e se colocou como candidato a titular no esperado Gre-Nal 424 da próxima quinta-feira (12), o primeiro da história pela Libertadores, no lugar de Rodinei. A favor do jogador contratado junto ao Flamengo, o maior entrosamento com os companheiros.
A boa estreia de Saravia contra o Xavante foi comprovada nos números. O argentino de 26 anos foi o jogador colorado que mais acertou passes na partida, com 65 (errou apenas um), e também o que conseguiu o maior número de desarmes: sete. Os dados são do Footstats.
Além disso, a assistência que deu para Patrick abrir o placar diante do Brasil-Pel foi a primeira de um lateral colorado em 2020. O Inter não fazia um gol com cruzamento direto de um lateral-direito desde julho de 2018, quando Fabiano serviu William Pottker na goleada por 3 a 0 sobre o Botafogo, pelo Brasileirão.
Titular desde o começo da temporada, Rodinei não tem conseguido apresentar o mesmo destaque nos números. Na fase ofensiva, ele tem apenas seis passes ou cruzamentos que terminaram em finalizações dos companheiros — média inferior a um por jogo. Em relação à marcação, apresenta oito desarmes. Ou seja, apenas na estreia, Saravia ficou a um de atingir o que o Rodinei obteve na soma das oito partidas em que esteve em campo em 2020.
Analista de futebol sul-americano do Footure, Dimitri Barcellos ressalta o entendimento que Saravia mostrou das funções que os laterais precisam cumprir no esquema proposto por Eduardo Coudet no Inter.
— Dentro do modelo do Coudet, os laterais possuem papel fundamental ao dar amplitude no campo de ataque e profundidade no momento ofensivo, mas sem deixar de cuidar da pressão defensiva ao adversário para buscar a posse. Rodinei é um jogador mais veloz e mais agudo, mas Saravia é capaz de dar ao Inter um equilíbrio necessário dentro da ideia de jogo do treinador — avalia o analista.
Beneficiado com a assistência de Saravia para marcar o primeiro dos dois gols que fez contra o Brasil-Pel, Patrick elogiou a qualidade que o argentino demonstra nos cruzamentos e projeta que o Inter seguirá tirando proveito dessas jogadas.
— Ele teve uma grande estreia e mostrou muita qualidade. Fez excelentes cruzamentos e conseguiu me deixar na condição de fazer o gol. Espero que possa nos ajudar bastante — avaliou o camisa 88, em entrevista ao SporTV.
Entrosamento e ritmo favorecem Rodinei
Se a atuação na estreia deixou boa impressão para Saravia, Rodinei tem a seu favor o ritmo de jogo e o entrosamento com os companheiros, além de ter quebrado o gelo em Gre-Nais no clássico válido pelo Gauchão. Ex-técnico e lateral-direito colorado, Cláudio Duarte observa que esses fatores são fundamentais para encarar o poderio que o Grêmio tem pela esquerda do seu ataque, com Everton.
— Eu começaria o jogo com o Rodinei, porque ele está entrosado e com ritmo. Ter bom condicionamento físico é diferente de estar com ritmo de jogo. Saravia vem do Porto, onde não estava jogando. Além disso, Rodinei fez contra a Universidad Católica a sua melhor partida pelo Inter — analisa.
Saravia e Rodinei brigam pela titularidade no Gre-Nal — e também para acabar com a carência que o Inter tem na lateral direita nos últimos anos. Desde que William deixou o Beira-Rio para atuar no Wolfsburg-ALE, em 2017, mais de 15 jogadores foram usados na posição, sem nenhum atingir o status de incontestável.
Somente em contratações, seis jogadores passaram pelo Beira-Rio além dos dois atuais: Alemão, Fabiano, Zeca, Dudu, Bruno e Ruan. Surgidos na base, Cláudio Winck, Junio e Heitor também atuaram na lateral, que teve uma série de improvisações. Os volantes Edenilson e Gabriel Dias, os zagueiros Emerson Santos e Danilo Silva e até o atacante Bruno José foram alguns dos atletas usados no setor no período.
Números da estreia de Saravia
- Assistência: 1
- Passes: 66 (65 certos)
- Cruzamentos: 5 (2 certos)
- Desarmes: 7
Rodinei pelo Inter
- Jogos 8:
- Assistência: 0
- Cruzamentos: 23 (5 certos)
- Desarmes: 8