A goleada sobre a Universidad Católica na arrancada da fase de grupos da Libertadores marcou a melhor atuação do Inter sob o comando de Eduardo Coudet. O time dominou o jogo e mostrou uma característica diferente das partidas anteriores. Diante dos chilenos, o Colorado teve o maior número de finalizações na temporada ao mesmo tempo que apresentou o menor percentual de posse de bola levando em conta os outros quatro compromissos pelo torneio continental.
Contra a Católica, o Inter atingiu a marca de 28 finalizações em um jogo que teve 55% de posse de bola. O total de passes certos foi de 346. Ou seja, a equipe finalizou uma vez a cada 12 trocas de passes. Na vitória por 2 a 0 sobre a Universidad de Chile na fase preliminar, por exemplo, o time colorado teve 65% de posse, mas finalizou apenas oito vezes — a média foi de 59 passes para cada chute a gol.
A atuação com futebol mais direto se deu no jogo em que Eduardo Coudet abriu mão de Rodrigo Lindoso. Com Edenilson centralizado à frente de Musto, o Inter teve Marcos Guilherme e Boschilia pelos lados do meio-campo se aproximando da dupla de ataque formada por Paolo Guerrero e Thiago Galhardo, que substituiu o suspenso D'Alessandro. A equipe, assim, ganhou maior velocidade no setor ofensivo para praticar o futebol desejado pelo técnico argentino.
— Gosto de ter jogadores dinâmicos e de características ofensivas. Gosto de jogar com um volante, três meias e dois atacantes. Esse é o meu ideal — declarou Coudet na entrevista que concedeu a GaúchaZH no começo da semana ao ser questionado sobre as características ideais para o seu meio-campo.
O desafio de Coudet agora é decidir entre a manutenção do meio-campo que goleou a Católica ou fazer uma mudança que dê maior proteção defensiva para o Gre-Nal da próxima rodada. Ex-técnico do Inter e agora comentarista, Muricy Ramalho acredita que o treinador argentino precisa dar sequência à formação usada diante dos chilenos.
— Penso que ele tem de usar o esquema que deu certo. O sistema que ele vinha usando, com muitos volantes tendo o Musto recuado entre os zagueiros, não estava funcionando. O Inter conseguiu vencer, mas sem jogar bem. Penso que ele jogou contra a Católica como tem de atuar. Foi um time agressivo, como o Inter deve ser — analisa.
A ideia de manutenção do esquema com apenas Musto e Edenilson como volantes de origem, segundo Muricy, não impede que D'Alessandro retorne ao time. O ex-treinador acredita que o argentino deve atuar no clássico após ter cumprido suspensão, mas ressalta que Coudet tem de encontrar uma forma de escalar o camisa 10 sem perder a profundidade no setor ofensivo.
— Se o Coudet voltar com o D'Alessandro na frente, vai tirar a profundidade que a equipe teve contra a Católica. Ele tem de manter a profundidade usando o D'Alessandro. O D'Ale teria uma disputa maior com o Boschilia — avalia.
Tricampeão brasileiro vestindo a camisa do Inter, o ex-volante Batista também defende a escalação de D'Alessandro no Gre-Nal. Ele ressalta ainda que o Coudet deve manter a ideia mais ofensiva de atuar no clássico até para testar a formação pensando na sequência da temporada.
— Pela importância do D'Alessandro, ele só tem a acrescentar ao time e não a diminuir. O jogo contra o Grêmio é mais difícil do que foi o da Católica. Esse ainda é um período de testes. Será bom ver esse time contra um adversário que vai atacar mais. Esse é o momento porque os jogadores estão confiantes pela boa atuação — argumenta.
O Inter teve folga nesta quarta-feira. Na manhã desta quinta (5), o elenco se reapresentará no CT Parque Gigante para iniciar a preparação para o jogo contra o Brasil-Pel, no domingo (8), e o Gre-Nal, na próxima quinta-feira (12). A tendência é de que Eduardo Coudet poupe titulares diante do Xavante pensando no clássico da Libertadores.
Números do Inter na Libertadores
La U 0x0 Inter
- Posse: 67%
- Passes certos: 511
- Finalizações: 9
Inter 1x0 La U
- Posse: 62%
- Passes certos: 475
- Finalizações: 8
Tolima 0x0 Inter
- Posse: 65%
- Passes certos: 513
- Finalizações: 10
Inter 1x0 Tolima
- Posse: 62%
- Passes certos: 446
- Finalizações: 16
Inter 3x0 Católica
- Posse: 55%
- Passes certos: 346
- Finalizações: 28