Damián Musto alcançou um número negativo no Gre-Nal do último sábado (15). Ao puxar a camisa de Diego Souza, impedindo um contra-ataque do Grêmio no final do primeiro tempo, o volante argentino recebeu seu segundo cartão amarelo no clássico — o primeiro havia sido apresentado depois que trocou empurrões com Matheus Henrique. Assim, o jogador contratado a pedido do técnico Eduardo Coudet tem a marca curiosa de ter mais cartões do que jogos com a camisa colorada: seis amarelos em cinco partidas.
Ao entrar no gramado do Beira-Rio para disputar o clássico, Musto já estava pendurado. Ele havia recebido cartões em suas atuações anteriores no Gauchão, contra Juventude e São Luiz. Ao receber dois amarelos no Gre-Nal, Musto fica suspenso da próxima partida do Inter pelo Gauchão (contra o Caxias, no dia 29), pois eles passam a ser considerados como um cartão vermelho. Ao mesmo tempo, quando voltar a campo pelo Campeonato Estadual, seguirá pendurado.
Musto também está a um cartão da suspensão na Libertadores. Como recebeu amarelos nos dois confrontos contra a Universidad de Chile, o camisa 5 poderá ficar de fora do jogo de volta contra o Deportes Tolima, em Porto Alegre, se receber advertência no duelo de ida, na Colômbia, na próxima quarta-feira.
O alto índice de cartões não chega a ser uma novidade na carreira do atleta de 32 anos. Quando seu nome passou a ser especulado pela direção colorada, GaúchaZH fez um levantamento e constatou que ele apresentava média próxima de um cartão a cada dois jogos. No currículo, eram 132 cartões amarelos e 12 vermelhos em 325 jogos.
Confira todos os cartões recebidos por Musto no Inter:
Juventude 0x1 Inter
34'/1º — discutiu com um jogador adversário
São Luiz 3x4 Inter
41'/2º — cometeu uma sequência de faltas sobre o mesmo jogador
Universidad de Chile 0x0 Inter
36'1º — primeiro cartão do jogo por falta em Montillo
Inter 2x0 Universidad de Chile
32'/2º — entrada por trás em Espinoza, no meio-campo
Inter 0x1 Grêmio
30'/1º — discutiu e empurrou Matheus Henrique, fora do lance da bola
47'/1º — puxou Diego Souza pela camisa, matando contra-ataque do Grêmio