A divulgação da nova linha de uniformes do Inter no começo da madrugada de quarta-feira (1º) pegou os torcedores de surpresa e, também, o clube. Nas redes sociais, as fotos foram publicadas em primeira mão por um torcedor colorado que utilizou uma brecha na segurança do site para acessar as imagens e compartilhá-las no Twitter à 1h35min. O perfil oficial colorado disponibilizou as mesmas fotos 20 minutos depois, à 1h55min.
— Eu estava navegando no site e vi que no rodapé havia uma thumb (foto miniatura) dos novos uniformes. Quando cliquei, não abriu nada. Mas alterei o número que havia no final da URL (endereço da página na internet) e consegui acessar a galeria, que ainda estava escondida — conta o cientista da computação Jean Batista, 29 anos.
A direção do Inter afirma que, inicialmente, a previsão era divulgar as novas camisas no dia 3 de janeiro, mas o clube já havia decidido antecipar a revelação para o primeiro dia do ano.
— O cronograma original era dia 3, mas fizemos algumas reuniões e decidimos que seria depois da meia-noite, no dia 1º. O objetivo era criar o Réveillon colorado, o que aconteceu com todo mundo compartilhando, comentando o novo uniforme — afirma o vice-presidente de Marketing e Mídia do Inter, Nelson Berny Pires.
Extraoficialmente, entretanto, a informação era de que o clube compartilharia as imagens dos novos uniformes às 10h desta quarta-feira. O vice colorado afirma que o clube não considera ter ocorrido invasão do site, já que a galeria estaria publicada, mas ainda não havia sido divulgado o link. Pires também não considera relevante a divulgação antecipada pelo torcedor.
— Não teve problema nenhum. Foi uma diferença de apenas alguns minutos. Isso só evidencia o amor da torcida pelo clube — analisa o vice-presidente.
Mas Jean Batista, que mora em Passo Fundo e presta serviço em áreas como programação e proteção de dados para empresas de dentro e de fora do país, considera que o fato revela uma falha de segurança no site e, como colorado, se coloca à disposição do clube para facilitar melhorias. Ele conta que, depois da publicação das fotos dos novos uniformes, acabou se sentindo desconfortável por entender que poderia ter prejudicado algum esquema especial de marketing projetado pelo Inter.
— Fui na emoção — explica.