A vitória sobre o Botafogo, neste sábado (30), aliviou a pressão no Inter. Depois de uma semana em que houve até mesmo a saída do vice-presidente de futebol, o time conseguiu interromper uma sequência de três tropeços e, de quebra, se manter no G-8 do Brasileirão.
— Com exceção do Flamengo, que já se sagrou campeão, todo mundo está buscando algum objetivo no campeonato. Passamos por dias bem difíceis e, talvez, vir para o Rio de Janeiro fez bem para a gente — declarou o técnico Zé Ricardo em sua entrevista coletiva.
O resultado obtido no Rio de Janeiro, inclusive, animou o treinador. Se, até bem pouco tempo, o temor era perder para o Goiás a última vaga para a Libertadores de 2020, agora Zé Ricardo sonha com a possibilidade de desbancar o São Paulo do G-6 e ficar com a vaga direta na fase de grupos.
— É um campeonato extremamente difícil e temos um concorrente direto pela frente. O que queremos é estar na zona de classificação para a Libertadores. Primeiro, queremos chegar à pré-Libertadores e, depois, se os resultados ajudarem e fizermos o nosso papel, chegar à zona de classificação direta, o que seria maravilhoso. As equipes têm oscilado bastante, e com o Inter não é diferente. Mas o importante é que na 38ª rodada estejamos comemorando algo — avaliou.
O treinador não esconde que uma de suas principais preocupações é reanimar o elenco, que, depois de perder a Copa do Brasil, venceu apenas cinco das 17 partidas que disputou.
— Houve uma queda da nossa equipe e, por isso, é muito importante trabalhar a questão emocional, fortalecendo a ideia de que, se o grupo não ganhou títulos, fez boas partidas na temporada. Então, estamos relembrando o que eles podem fazer. É um momento em que todas as equipes se sentem pressionadas a conquistar seus objetivos. Depois do ano que o Inter fez, a pressão por ganhar uma vaga na Libertadores é enorme. Mas temos que fazer jogo a jogo, sem olhar lá para a frente. Temos dois jogos dificílimos e vamos passo a passo — concluiu o treinador.
Na próxima quarta-feira, o Inter tem duelo direto com os são-paulinos no Morumbi. E, no próximo domingo, encerra a participação no campeonato contra o Atlético-MG, no Beira-Rio.