Desde que Taison deixou o Inter, logo após a conquista do bicampeonato da Libertadores, em 2010, a torcida sonha em voltar a vê-lo vestindo a camisa 7 colorada. Pois o meia-atacante deu uma má e uma boa notícia para os torcedores durante sua participação no Lance de Craque, jogo beneficente organizado por D'Alessandro, que foi realizado no sábado (21), no Beira-Rio. O jogador de 31 anos disse ser impossível sair do Shakhtar Donetsk neste momento para retornar ao Brasil. Taison, no entanto, afirmou que sua intenção é voltar a jogar no clube gaúcho no meio de 2021, quando terá 33, e seu contrato com os ucranianos irá se encerrar.
O Inter tentou a contratação de Taison na metade de 2019, na busca por dar um reforço de peso para o time de Odair Hellmann. Naquele momento, o time brigava pelos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil. O atleta tinha intenção de sair por empréstimo, mas não houve a liberação do Shakhtar. O clube ucraniano também negou uma oferta do Milan no valor de 20 milhões de euros na última janela de transferências da Europa.
Em razão disso, a possibilidade de Taison voltar a atuar no Beira-Rio surge com a proximidade do fim do contrato com o Shakhtar Donetsk. O vínculo vai até junho de 2021, o que significa que ele estará liberado para assinar um pré-contrato com qualquer clube seis meses antes. A intenção do jogador é que esse acordo seja com o Inter.
— Eu posso assinar. Não sei se o presidente vai me querer, tem muitas coisas envolvidas. Mas, se me quiserem, eu assino, sim — garantiu o jogador, de 31 anos, sobre acertar o retorno para o Inter para o meio de 2021.
Pelo desejo de atuar no Inter novamente, Taison revelou que recusou iniciar uma negociação com o Corinthians. O meia-atacante foi procurado pelo novo técnico do clube, o gaúcho Tiago Nunes, mas ressaltou que tem como meta retornar ao Brasil apenas para jogar no Colorado.
— Meu desejo no Brasil é sempre o Inter. Conversei até com o Tiago (Nunes), que assumiu o Corinthians. Ele me contou que me pediu no Corinthians, e agradeci pelo convite. Fico feliz de ter essa oportunidade de ter grandes clubes brasileiros atrás de mim, mas tenho mais um ano de contrato, vou cumprir, e depois a gente vê o que pode fazer — contou.
Taison está no futebol ucraniano desde que deixou o Inter. O meia-atacante foi vendido para o Metalist por 6 milhões de euros depois da Libertadores e não disputou o Mundial de Clubes. Ele ficou no Metalist até janeiro de 2013, quando acabou negociado para Shakhtar Donetsk por 15 milhões de euros.
Em Donetsk, o gaúcho, natural de Pelotas, virou ídolo. Conquistou quatro vezes o Campeonato Ucraniano e outras quatro, a Copa da Ucrânia. O sucesso no futebol ucraniano levou o jogador a ser um dos convocados de Tite no grupo da Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo no ano passado. Na atual temporada, Taison marcou sete gols em 20 partidas. No total, são 48 gols em 257 jogos no time de Donetsk.