O Inter divulgou nesta quarta-feira (20) um vídeo especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Chamado de Vozes: Uma Reflexão no 20 de Novembro, o material conta com a presença de ex-jogadores como Tinga e Príncipe Jajá, da Miss Brasil de 1986 Deise Nunes, do ex-árbitro e comentarista de arbitragem da RBS TV Márcio Chagas e de jornalistas como Renato Dorneles e Jones Lopes da Silva.
Segundo o clube, a iniciativa tem como objetivo dar voz a pessoas que sofrem diariamente com o racismo e que lutam com o que acontece no cotidiano de pessoas negras. Conforme o Inter, a equipe abre espaço para o diálogo de um tema que ainda é pouco falado na sociedade e no futebol.
— Tem quem diga que um time de futebol só deveria se preocupar com a bola. Mas não foi por acaso que viramos o Clube do Povo. Nossa história é de posicionamento e efervescência. Infelizmente, o país em que vivemos não nos permite se apegar ao passado. Não basta ter sido. É preciso seguir. Se nos tornamos populares nas primeiras décadas pós-escravidão, não podemos fechar os olhos diante de uma realidade que vê o negro ser quem mais morre, quem menos se forma na faculdade e quem mais vive na miséria. O presente exige ação, e não neutralidade — disse o clube no texto de lançamento do vídeo.