Uma cena já está virando rotina para os colorados: Guilherme Parede recebe um passe, domina, desloca o goleiro e marca o gol. Entretanto, o torcedor do Inter já não tem a garantia da comemoração, já que o atacante está em posição de impedimento repetidas vezes. Só na temporada de 2019, foram seis. E se as bolas no fundo da rede dos adversários tivessem sido validadas, o que poderia ter acontecido? Talvez, a direção sequer precisasse estar no mercado atrás de um treinador.
Parede tem três gols marcados com a camisa colorada. Além disso, ele fez outros seis que acabaram anulados: um no Gauchão, contra o Caxias, e outros cinco no Campeonato Brasileiro 2019. Destes cinco, quatro poderiam ter mudado a história das partidas.
Ainda no primeiro turno, Santos e Inter empataram em 0 a 0 na Vila Belmiro. Naquele jogo, o atacante marcou com a bandeira erguida e poderia ter dado uma importante vitória fora contra um adversário direto.
Contra o Ceará, no Beira-Rio, o gol anulado não fez falta. Mas, na 24ª rodada, o atacante poderia ter evitado um vexame do Colorado na competição de pontos corridos. Na derrota para o CSA, foram dois gols irregulares. O tropeço para a equipe de Argel Fucks culminou na demissão de Odair Hellmann no dia seguinte.
– Há lances que passam a impressão de que falta sorte a Guilherme Parede. O problema é o exagero. Quando o azar é em um gol, posso até concordar que a culpa é do acaso. Quando são cinco gols (só no Brasileirão), o responsável é o atacante. No ranking de impedimentos, Parede é o terceiro jogador que mais aparece em posição irregular. Foram 12 em 16 jogos. Alguém precisa mostrar os lances e passar uma orientação para o jogador colorado – avaliou o comentarista de arbitragem Diori Vasconcelos.
No último final de semana, foi invalidado mais um gol poderia fazer diferença. Mais uma vez, contra o time treinado por Jorge Sampaoli — adversário direto na briga por vaga na Libertadores.
Se os gols de Guilherme Parede tivessem sido validados — todos foram anulados de forma correta —, o Inter somaria sete pontos a mais. Estaria com 46 pontos, na quarta posição do campeonato, igualado em pontos justamente com o Santos — em quem Parede marcou irregularmente em dois jogos que terminaram empatados.
Relembre os gols anulados de Guilherme Parede no Brasileirão 2019:
6ª rodada - Santos 0x0 Inter (-2 pontos)
Edenilson lançou do meio-campo e a bola raspou no pé de Guilherme Parede. Ele tentou fazer o "corta-luz" para Paolo Guerrero. Em posição ilegal, o centroavante recebeu e rolou para o atacante colorado, que colocou para o fundo da rede. Gol do Inter impedido na Vila Belmiro.
12ª rodada - Inter 1x0 Ceará
Desta vez, o gol não fez falta. Sarrafiore marcou o gol da vitória sobre o Ceará no Beira-Rio, mas Parede poderia ter ampliado a vantagem. Já no segundo tempo, Natanael deu um lançamento e Rithely dividiu com dois defensores. Um leve toque do volante deixou o atacante colorado na cara do gol. Em posição de impedimento, o camisa 77 só teve o trabalho de deslocar o o goleiro Diogo Silva no final da partida.
24ª rodada - CSA 1x0 Inter (-3 pontos)
No primeiro lance, aos 26 minutos do primeiro tempo, Rodrigo Lindoso girou sobre o marcador e lançou Guilherme Parede. Um corpo à frente do adversário, o camisa 77 dominou e marcou. Rapidamente, o lance foi anulado pelo árbitro assistente Emerson Augusto de Carvalho. Dez minutos depois, novo impedimento. Uendel dividiu com Apodi, e a bola sobrou mais uma vez para Parede. Em posição ilegal, o atacante tentou o passe para Nico López, a bola desviou no goleiro Jordi e entrou. Dois gols anulados em um só jogo.
25ª rodada - Inter 0x0 Santos (-2 pontos)
Um bonito gol, mas ilegal. Praticamente do meio-campo, Edenilson lançou uma bola por trás da zaga santista. Guilherme Parede ganhou na velocidade e encobriu Everson. Tudo isso, mais uma vez, à frente dos adversários na origem do lance.