Dez anos depois, o Inter voltou a decidir a Copa do Brasil, mas, novamente, foi derrotado na final — desta vez, para o Athletico-PR. Para a sequência da temporada, o time de Odair Hellmann tem ainda o Brasileirão em disputa, onde ocupa a quarta posição da tabela.
Em 2009, quando havia sido vice do torneio nacional pela última vez, o Inter tinha, além do Brasileiro, a Recopa e a Copa Sul-Americana como outras chances de título no ano de seu centenário. O time colorado, inclusive, entrava diretamente nas oitavas de final da competição continental, por ser o atual campeão.
A primeira resposta do Inter após a perda do título da Copa do Brasil foi positiva. No jogo seguinte ao empate com o Corinthians, no Beira-Rio, pela partida de volta da final, a equipe comandada por Tite venceu o Náutico fora de casa por 2 a 0, pela nona rodada do Brasileirão. Contando com empate do Atlético-MG, os colorados assumiam a liderança isolada do campeonato naquele momento.
No entanto, dias depois, o time foi até o Equador disputar o duelo de volta da Recopa, contra a LDU, tendo de reverter o placar de 1 a 0 sofrido em Porto Alegre. Na altitude de Quito, uma nova derrota, por 3 a 0, evitou o bicampeonato da Recopa.
Mais adiante, pela Sul-Americana, o Inter encarou a Universidad de Chile, enquanto ocupava o terceiro lugar do campeonato nacional, a quatro pontos do então líder Palmeiras. No confronto de ida, no Beira-Rio, empate em 1 a 1 — Montillo marcou para os chilenos e Kleber deixou tudo igual. Na semana seguinte, porém, um revés por 1 a 0 pelo jogo de volta, com gol de Olivera, eliminou precocemente o atual campeão do torneio continental.
Com pensamento voltado apenas ao Brasileirão, a equipe seguiu na parte de cima da tabela, mas com algumas oscilações. A quatro rodadas do fim, por exemplo, o time esteve em sexto lugar. Porém, com três vitórias seguidas, chegou à rodada final dois pontos atrás do Flamengo, torcendo por um tropeço dos cariocas diante do rival Grêmio para ser campeão.
O Inter fez seu dever de casa, derrotando o Santo André por 4 a 1 no Beira-Rio. O Flamengo, no entanto, também venceu, por 2 a 1, de virada, e levantou a taça no Maracanã, decretando mais um vice colorado no ano.
Agora, passados dez anos, o clube volta a se deparar com a perda de um título, tendo todo o segundo turno do Brasileiro pela frente. No momento, a equipe ocupa a quarta posição, com 33 pontos, nove a menos que o líder Flamengo.