O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) anulou a punição aplicada ao técnico do Inter, Odair Hellmann, e ao meia colorado D'Alessandro, por conta das expulsões de ambos no segundo Gre-Nal da final do Gauchão 2019. O jogador havia pego dois jogos de suspensão, enquanto o treinador havia sido sancionado com uma partida. As duas penas deveriam ser cumpridas no Estadual de 2020. Com a anulação, o caso agora terá que ser julgado novamente no Tribunal de Justiça Desportica (TJD) do Rio Grande do Sul.
O motivo da anulação da pena é que, após recurso apresentado pela defesa do Inter no Pleno do STJD, um dos auditores do TJD-RS que participou da primeira condenação de D'Alessandro e Odair foi considerado impedido pelo tribunal. Segundo alegado pelos advogados colorados, o auditor Márcio Floriano é secretário do Conselho Deliberativo do Grêmio e, por isso, deveria ter se declarado impedido.
Após a decisão do Pleno de anular a pena para Odair e D'Alessandro, o caso terá que ser julgado novamente em primeira instância por uma comissão disciplinar do TJD-RS. Eventuais novas punições só devem ser cumpridas no Gauchão de 2020.