Além de representar o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, o duelo entre Inter e Cruzeiro pode ser a chance de volta por cima para dois atacantes. Depois de um bom início de temporada, Nico López e Fred vivem um período de seca e estão há mais de mil minutos sem balançar as redes por suas equipes.
Do lado cruzeirense, a má fase fez com que o centroavante fosse parar no banco de reservas. O curioso é que, mesmo sem marcar há 15 jogos, Fred ainda lidera a artilharia do elenco em 2019. Ao todo, foram 16 gols — sendo 12 pelo Campeonato Mineiro e quatro pela Libertadores. Mas, apesar do início arrasador, a fonte secou. Já são 1.044 minutos em branco. A última vítima foi o Deportivo Lara, no dia 23 de abril, quando a equipe mineira venceu por 2 a 0, na Venezuela, pela fase de grupos do torneio continental.
Do lado colorado, a seca de gols é ainda maior, mas não fez com que o uruguaio perdesse a titularidade. Ele, inclusive, chegou a marcar duas vezes contra o seu ex-clube, Nacional-URU, na semana passada, mas o árbitro assinalou impedimento em ambos os lances. Assim, o jejum chegou a 19 jogos (ou 1.446 minutos, já que ele vem sendo substituído na maioria destas partidas).
Goleador do Inter nas duas últimas temporadas, Nico marcou apenas seis gols neste ano (três pelo Gauchão e outros três pela Libertadores). Coincidência ou não, parou de balançar as redes no momento em que Paolo Guerrero estreou pelo Inter. Sua última comemoração foi no dia 3 de abril, no empate em 2 a 2 com o River Plate, no Beira-Rio.
Embora, no Beira-Rio, ninguém relacione a fase de Nico à chegada do peruano, situação semelhante é vivida pelo centroavante do Cruzeiro.
— O Pedro Rocha chegou , foi crescendo e ganhando espaço, até chegar ao clássico contra o Atlético-MG, que o Mano surpreendeu ao começar com ele como titular e o Fred no banco. Depois teve a declaração do Fred, falando que ele não se encaixava bem na proposta do Mano. Então, se o Odair pode ter armado o Inter para jogar em função do centroavante, aqui tem efeito contrário — explica o jornalista Vinicius Dias, do blog Toque di Letra, do portal Uai.
Confira os números dos atacantes em 2019:
Nico López — 6 gols em 28 jogos
19 jogos sem marcar (1.446 minutos)
Último gol: Inter 2x2 River Plate (03/04)
Fred — 16 gols em 32 jogos
15 jogos sem marcar (1.044 minutos)
Último gol: Deportivo Lara 0x2 Cruzeiro (23/04)