Uma reunião nesta sexta-feira (9), em Porto Alegre, será decisiva para o Inter garantir a presença de Paolo Guerrero na semifinal da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, e também em uma eventual final da competição. Segundo o jornal peruano Líbero, Ricardo Gareca, técnico da seleção do Peru, estará na capital gaúcha para conversar com o atacante. Um dos assuntos será a possibilidade de o jogador ficar fora da convocação para os amistosos de setembro.
O Peru tem jogos marcados contra Equador e Brasil, nos dias 5 e 10 de setembro, nos Estados Unidos. Se Guerrero for convocado, não poderá atuar pelo Inter contra o Cruzeiro, no dia 4, nem em um eventual jogo de ida da final, no dia 11.
— Pelos jogos ocorrerem em datas Fifa, o clube é obrigado a ceder os jogadores. Mas se o Paolo pedir ao Gareca para ficar fora, pode ser que o técnico o libere. Quando o atacante jogava no Corinthians, isso ocorreu algumas vezes em meio a jogos importantes. Como a Copa do Brasil está na semifinal, a seleção peruana poderia liberá-lo. Afinal, são amistosos, não valem pontos. Se o Paolo fizer um pedido diretamente ao Gareca, não creio que ele vá negar. É possível um acordo — aposta o jornalista Renato Landivar, setorista da seleção peruana do jornal Todo Sport.
A razão original da viagem de Gareca a Porto Alegre, no entanto, não é a possível liberação do atacante. É praxe no Peru o treinador viajar para conversar pessoalmente com os principais jogadores da seleção. Na quinta-feira, a conversa foi em São Paulo com o meia-atacante Cueva, do Santos, que recentemente esteve envolvido em atos de indisciplina.
Caso não consiga evitar a convocação de Guerrero para a seleção peruana, o Inter deve pedir à CBF a mudança de data do jogo contra o Cruzeiro.