A vitória dramática sobre o poderoso Palmeiras, na quarta-feira (17), com boa atuação da equipe, fortaleceu o trabalho do técnico Odair Hellmann no Inter. Mesmo criticado, o treinador bancou a escalação do volante Patrick, deixando o garoto Nonato no banco de reservas. A escolha mostrou-se acertada. Apesar de ter perdido um pênalti, o camisa 88 marcou o gol da vitória por 1 a 0 e foi um dos destaques da partida.
Conforme apurado pela reportagem de GaúchaZH, o treinador decidiu escalar Patrick por conta da marcação, da intensidade e da posse de bola proporcionadas pelo meio-campista. Meia mais cadenciador, Nonato não reuniria as características mais adequadas para o jogo contra o time de Felipão.
Além disso, Odair é elogiado internamente pelo padrão de jogo que deu ao time. O esquema 4-1-4-1 e o tripé de três marcadores (normalmente Rodrigo Dourado, Edenilson e Patrick) tornaram-se alicerces dos melhores jogos do Inter no ano, como as quatro vitórias na Libertadores, a sobre o Flamengo no Brasileirão e, principalmente, a classificação para a semifinal da Copa do Brasil diante do Palmeiras.
Odair tem bons números em um ano e oito meses como técnico do Inter, em especial nos jogos no Beira-Rio. Como mandante, o treinador disputou 46 jogos, com 35 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas, o que dá um aproveitamento de 81% em casa. O desafio é melhorar o rendimento como visitante. Em 48 jogos fora, foram 16 vitórias, 15 empates e 17 derrotas, com um desempenho de apenas 43%. No geral, o aproveitamento do treinador colorado é de 62%.
Odair assumiu o cargo no dia 25 de novembro de 2017, antes das três últimas rodadas da Série B. Ao final da competição, o treinador foi mantido para a temporada 2018. Após uma boa campanha, quando classificou a equipe colorada para a Libertadores, o profissional teve o seu contrato renovado até dezembro de 2019.