Em sua última partida pelo Brasileirão antes da parada para a Copa América, o Inter irá enfrentar o Bahia, nesta quarta-feira (12), no Estádio Beira-Rio. O confronto, que já decidiu o título nacional de 1988, com a inédita conquista dos baianos — após uma vitória dos donos da casa por 2 a 1 na Fonte Nova e um empate em 0 a 0 em Porto Alegre —, tem grande vantagem colorada no retrospecto geral.
As duas equipes se enfrentaram pela primeira vez em um amistoso disputado em Salvador, no dia 15 de março de 1953. Com gols de Jerônimo (2), Solis (2), Fernandes, Bodinho e Luizinho, o Inter goleou o Bahia por 7 a 1 pelo Torneio Régis Pacheco, um quadrangular que ainda contou com Vitória e Flamengo. Com duas vitórias e um empate, os gaúchos terminaram empatados com os cariocas, mas levaram o título pelo saldo de gols.
O primeiro confronto oficial ocorreu 25 de setembro de 1968, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Como o Beira-Rio ainda não estava concluído, o Inter mandava seus jogos na casa do Grêmio. Claudiomiro, aos 14 minutos do primeiro tempo, abriu o placar para os gaúchos, e Canhoteiro, aos 17 da etapa final, deixou tudo igual diante de 17.967 torcedores.
Desde então, as duas equipes se enfrentaram 38 vezes pelo Brasileirão, criado em 1971, e também pelo Robertão, torneio que a CBF passou a considerar válido como campeonato nacional, assim como a Taça Brasil e a Taça de Prata. São 22 vitórias coloradas, 12 empates e apenas quatro vitórias baianas. O Inter fez 60 gols e sofreu 27.
Como mandante, o retrospecto colorado é ainda mais positivo. Em 20 partidas disputadas, o Inter ganhou 14, empatou cinco e perdeu apenas uma vez. O único triunfo do Bahia aconteceu em 2 de junho de 2013, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Com gols de Ryder, aos 9 do primeiro tempo, e Fernandão, aos 16 do segundo, o time dirigido por Cristóvão Borges surpreendeu a equipe de Dunga, que ainda descontou com Diego Forlán. Quatro remanescentes deste jogo ainda estão nos dois clubes. Rodrigo Moledo e D'Alessandro foram titulares do Inter, assim como Fernandão e Marcelo Lomba, à época goleiro do Bahia.
Nestes jogos disputados no Rio Grande do Sul, 17 deles foram no Beira-Rio, com 13 vitórias do Inter e quatro empates. No último deles, na abertura do Brasileirão do ano passado, o uruguaio Nico López brilhou ao marcar os dois gols da vitória colorada.
Os números de Inter e Bahia no Brasileirão Unificado (desde 1959):
- 38 jogos
- 22 vitórias do Inter
- 4 vitórias do Bahia
- 12 empates
- 60 gols do Inter
- 27 gols do Bahia
No Rio Grande do Sul:
- 20 jogos (17 no Beira-Rio, 2 no Olímpico e 1 no Centenário)
- 14 vitórias do Inter
- 1 vitória do Bahia
- 5 empates
- 36 gols do Inter
- 12 gols do Bahia