O Inter conheceu na noite da última segunda-feira (13) o seu adversário das oitavas de final da Copa Libertadores. O time de Odair Hellmann enfrentará, após a parada da Copa América, o velho conhecido Nacional-URU. Classificado como segundo colocado do grupo E, o time uruguaio deixou de fora da fase de mata-mata o Atlético-MG, único time brasileiro que não avançou na competição continental.
Porém, a boa campanha no torneio Sul-Americano não se reflete no campeonato nacional. Faltando três rodadas para o fim do torneio Apertura (primeiro turno do Campeonato Uruguaio), o Nacional não tem mais chances de conquistar o título. Na sétima colocação e com 18 pontos em 12 partidas, os uruguaios estão a 9 pontos do líder — e maior rival — Peñarol, que soma 27 pontos. Além disso, tem quatro vitórias a menos que os Carboneros.
No último domingo (12), Nacional e Peñarol se enfrentaram, e o resultado foi um empate em 1 a 1, no Estádio Campeón del Siglo. Com o título uruguaio fora do alcance, o tricolor charrua comemora o fato de ser o único representante do país nas oitavas de final da Libertadores.
Na competição doméstica, o Nacional teve quatro vitórias, seis empates e duas derrotas. Marcou 27 gols e sofreu 17. Dentro do Estádio Parque Central, foram três vitórias, um empate e uma derrota. Fora de casa, os tricolores disputaram sete jogos — perderam cinco, empataram um e conquistaram apenas um triunfo.
Antes da parada para a Copa América, os uruguaios terão mais três jogos para encerrar o torneio Apertura: Defensor, em casa, Rampla Juniors, fora, e Juventud, em casa. Após a competição Sul-Americana entre nações, inciará o torneio Clausura, equivalente ao segundo turno do campeonato.
Sendo assim, quando Inter e Nacional-URU se encontrarem pela Libertadores, os charruas estarão iniciando uma nova corrida pelo título nacional, já que os campeões de cada turno se enfrentam em uma semifinal, e o vencedor desta partida enfrentará o time que somar o maior número nos dois turnos. Caso o mesmo time conquiste os dois turnos — Apertura e Clausura — será automaticamente campeão nacional.