Nesta quarta-feira (6), o Inter inicia o sonho pelo tricampeonato da América em um país nem tão frequentado pelos colorados. Mesmo tendo participado de 11 edições da Libertadores, o clube não costuma visitar o Chile. Para se ter ideia, o Palestino será apenas a segunda equipe daquele país a cruzar o caminho colorado na história do torneio continental.
Aliás, a primeira e única vez que o Inter enfrentou chilenos por Libertadores foi há três anos, ano da última participação do clube na competição. Em 2015, comandado por Diego Aguirre, o Colorado venceu os dois jogos contra a Universidad de Chile pela fase de grupos. No Beira-Rio, D'Alessandro, Jorge Henrique e Eduardo Sasha construíram o placar de 3 a 1. Em Santiago, goleada de 4 a 0: gols de Nilmar (duas vezes), Sasha e Valdívia.
Considerando o histórico completo de confrontos contra chilenos, são 24 jogos, sendo 13 vitórias coloradas, 10 empates e apenas uma derrota — contra a Universidad de Chile, por 1 a 0, que causou a eliminação pela Copa Sul-Americana de 2009. Aliás, por esta mesma competição, na campanha do título de 2008, o Inter foi ao Estádio San Carlos de Apoquindo (palco da partida desta quarta) e empatou em 1 a 1 com a Universidad Católica.
A primeira vez que o Inter encarou chilenos foi um amistoso no Beira-Rio contra a seleção nacional do país, vencido por 2 a 0. Já o primeiro confronto contra um clube do Chile teve como adversário este mesmo Palestino. O placar também foi de 2 a 0, com dois gols de Escurinho.
Confira o histórico de confrontos do Inter contra chilenos:
Copa Sul-Americana
- 2008: Universidad Católica 1x1 Inter
- 2008: Inter 0x0 Universidad Católica
- 2009: Inter 1x1 Universidad de Chile
- 2009: Universidad de Chile 1x0 Inter
Libertadores
- 2015: Inter 3x1 Universidad de Chile
- 2015: Universidad de Chile 0x4 Inter