A semana marcou uma importante novidade para os colorados: Paolo Guerrero foi liberado para treinar nas dependências do Inter no último dia 5. O peruano desembarcou em Porto Alegre na segunda (4) e assistiu à vitória sobre o Brasil-Pel por 1 a 0, no Beira-Rio.
— O Guerrero é um jogador excepcional. Ele quer trabalho e está muito contente de estar aqui. Cada dia ele quer mais trabalho. Ele está fazendo uma reestruturação muscular e já estamos inserindo ele no contexto técnico também. Quando tivermos a oportunidade de fazer jogos-treino aqui no CT, o Guerrero estará inserido no contexto. Temos um planejamento muito bem feito para que ele possa estar à disposição no dia em que for liberado — comentou.
Guerrero só poderá fazer a sua estreia oficial depois do dia 5 de abril. Até lá, pode realizar apenas treinamentos e participar de jogos-treino não oficiais.
O caminho do peruano no Colorado, porém, poderá iniciar antes do esperado. Inicialmente cogitava-se que a liberação do atleta seria no dia 24 de abril, contra o Alianza Lima, pela Libertadores da América. Este planejamento foi antecipado. Agora, se o Inter se classificar para as semifinais do Gauchão 2019, ele já poderia realizar o seu primeiro jogo no dia 6 ou 7 de abril, de acordo com a tabela da Federação Gaúcha de Futebol.
Caso os colorados não avancem à fase eliminatória do Estadual, Guerrero pode vestir a camisa oficial do Inter pela primeira vez na estreia da equipe de Odair Hellmann na Libertadores. O adversário ainda é uma incógnita, já que Talleres, São Paulo, Palestino e Independiente Medellín disputam esta vaga no Grupo A.