Com o anúncio de que, na próxima terça-feira (5), Paolo Guerrero poderá usar as dependências do Inter para treinar, veio também a confirmação de quando o centroavante estará liberado para estrear com a camisa colorada: a partir de 5 de abril. Ou seja, o primeiro jogo do peruano seria duas semanas antes do projetado.
— A gente já tinha esta data há um tempo. Mas fomos atrás para nos certificarmos, para não ocorrer nenhum problema — afirma o vice de futebol do Inter, Roberto Melo.
Inicialmente, acreditava-se que Guerrero ficaria à disposição para o duelo contra o Alianza Lima, do Peru, no dia 24 de abril, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Agora, com a data confirmada pela Wada e pela Fifa, o centroavante poderá ser utilizado na partida anterior, no dia 9 de abril, no Beira-Rio, contra a equipe que vem das fases preliminares — o São Paulo é um dos candidatos.
Entretanto, existe a possibilidade de a estreia acontecer alguns dias antes, no final de semana (6 ou 7 de abril), pelo jogo de volta da semifinal do Gauchão — se o Inter se classificar. Tudo vai depender da maneira como centroavante responder aos trabalhos no CT Parque Gigante.
— O importante para o jogador é poder começar a treinar com o grupo o mais rápido possível, se integrar à equipe e se adaptar totalmente à cidade — reflete Melo.
Contratado em agosto de 2018, Guerrero não teve condições jogar pelo Inter porque, meses depois, a Justiça da Suíça revogou o efeito suspensivo que permitiu sua presença na Copa do Mundo com a seleção peruana. O atleta foi flagrado em exame antidoping em novembro de 2017.