A Comissão Disciplinar da Fifa anunciou nesta sexta-feira a suspensão provisória de Paolo Guerrero por 30 dias. A decisão foi anunciada pela Federação Peruana de Futebol (FPF), já que o atacante teve um teste positivo de doping após a partida contra a Argentina, no dia 5 de outubro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia. Como o atacante terá que cumprir a suspensão em todas as competições, o jogador não enfrentará o Grêmio neste domingo (5).
A decisão da Fifa também tira Guerrero da disputa da repescagem por uma vaga para a Copa do Mundo com a seleção peruana. O centroavante será desfalque nas partidas contra a Nova Zelândia, marcadas para os dias 11 e 16 de novembro.
Nos próximos dias será divulgado o resultado da contraprova, para confirmar ou não se Guerrero fez uso de uma substância estimulante (S6) na partida entre Peru x Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Confira o comunicado da FPF:
A Federação Peruana de Futebol informa que, finalizada a partida disputada no último 5 de outubro de 2017 contra a seleção da Argentina, nosso selecionável Paolo Guerrero foi submetido a um controle antidoping de acordo com o protocolo geral estabelecido na etapa preliminar da competição Rússia 2018.
No dia de hoje, 3 de novembro, às 14h09 (horário local), o Presidente da Comissão Disciplinar da Fifa nos acaba de comunicar a medida provisória de suspensão por 30 dias de nosso selecionável Paolo Guerrero por um resultado analítico adverso no controle mencionado. A FPF acata e respeita essa decisão da Fifa e confia em que breve se esclareçam os fatos e se resolva definitivamente esse processo.
Paolo, capitão e líder da nossa seleção, cumpre um rol muito importante para nossa seleção dentro e fora do campo graças à qualidade da pessoa que sempre evidenciou. Valorizamos sua imensa contribuição para a nossa seleção pelo que a FPF e o Peru inteiros se solidarizam com ele nesses momentos difíceis.