Envolto em uma polêmica jurídica com o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o Inter resolveu se precaver. Para o jogo desta quinta-feira (24), às 21h15min, contra o Pelotas, não será permitida a entrada de torcidas organizadas no estádio Beira-Rio. O setor sul, localizado atrás de um dos gols, inclusive estará fechado para o acesso de torcedores, e uma faixa será estendida para explicar o motivo da punição. No entanto, por ser mandante, o clube entende que os demais torcedores poderão vestir a camisa do time normalmente.
De qualquer forma, apesar de terem sido instaladas as barras antiesmagamento a pedido dos Bombeiros, o setor sul do estádio já não estaria liberado para esta noite, tendo em vista que o clube ainda precisa realizar o isolamento da área e atualizar o cadastro biométrico.
Para o próximo domingo (27), quando o time de Odair Hellmann visitará o São José, pela terceira rodada do Gauchão, o entendimento é de que a restrição precisa ser maior. A exemplo do que aconteceu no jogo entre Aimoré e Grêmio, nesta quarta (26), torcedores colorados serão orientados pelo clube mandante a não ingressarem o estádio Passo D'Areia trajando uniforme do Inter.
A dupla Gre-Nal foi punida pelo STJD por decorrência de uma briga ainda no clássico válido pelas quartas de final do Estadual de 2018. Porém, em conjunto com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), as diretorias entenderam que, nas três primeiras rodadas do Gauchão, seria vetada apenas a presença das organizadas. Porém, o auditor Mauro Marcelo se pronunciou via Twitter e enviou um novo despacho, indicando os passos a serem tomados pelos clubes.