Confirmada a saída de Leandro Damião do Beira-Rio, GaúchaZH relembra a segunda passagem do centroavante com a camisa do Inter. Revelado pelo clube ainda em 2010, quando marcou gol na final da Libertadores contra o Chivas Guadalajara, o camisa 9 acabou vendido três anos depois. Rodou por Santos, Cruzeiro, Real Betis e Flamengo, até finalmente retornar a Porto Alegre na metade de 2017. Ao todo, foram 510 dias vinculado ao Colorado, atuando em 49 jogos e marcando 19 gols.
Na primeira temporada, Damião foi fundamental para a reação do Inter na Série B. Logo na estreia, contra o Goiás, fez um dos gols da vitória por 3 a 0. Entrou em campo outras 16 vezes, balançando as redes em mais sete oportunidades.
Em 2018, o centroavante de 29 anos conviveu com lesões musculares e uma dor crônica na coluna cervical que o tirou de inúmeras partidas. Por conta disso, ficou de fora da fase decisiva do Gauchão. Na Copa do Brasil, atuou apenas duas vezes, marcando um gol na vitória de virada contra o Remo. No Brasileirão, nem sempre atuando os 90 minutos, participou de 26 rodadas e anotou 10 gols.
Damião encerra mais um ciclo no Beira-Rio com a marca de estar entre os 10 maiores artilheiros da história do clube e como o jogador que mais balançou redes adversários por Libertadores.
Sem ele, hoje, o Inter tem apenas um centroavante de ofício para abrir a temporada de 2019: o uruguaio Jonatan Álvez - já que Paolo Guerrero segue impedido de jogar por conta de uma punição por doping. Brenner, que estava emprestado ao Botafogo, não deve ser aproveitado depois de ter se inviabilizado com alguns jogadores em confronto pelo Brasileirão.
Leandro Damião com a camisa do Inter:
• 228 jogos
• 108 gols
• 30 assistências
Em sua 2ª passagem:
• 49 jogos
• 19 gols
• 3 assistências