Leandro Damião só perde para Nico López no número de gols marcados pelo Inter no Brasileirão: o centroavante tem 10 gols (11 no ano), enquanto o uruguaio soma 11 bolas na rede. A temporada do camisa 9, porém, está bem longe de ser a ideal – principalmente por conta das lesões. Dos 56 jogos do Inter em 2018, Damião esteve em 32 deles. O número fica menos assustador quando o período em que ele ficou no departamento médico é revelado: quase quatro meses.
Pelas contas de GaúchaZH, desde a confirmação das lesões até retornar ao time, foram 113 dias longe dos gramados tratando problemas na coluna e desconfortos musculares em seis oportunidades. A última, em que dores na coxa esquerda o tiraram da vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, não foi contabilizada, já que os comandados de Odair Hellmann receberam dois dias de folga e ainda não retornaram aos treinos após a confirmação de vaga direta na Libertadores.
A permanência do centroavante para 2019 ainda não foi definida. Apesar da temporada marcada por lesões, o problema tende a ser financeiro. Uma reunião entre o empresário do jogador, Vinícius Prattes, e a direção do Inter está marcada para esta terça-feira (27). O clube gaúcho arca com dois terços do salário do camisa 9, que está emprestado pelo Santos. Com o fim do vínculo com o clube santista, é possível que o atleta peça luvas como forma de compensação ao Inter.
Relembre as lesões
1) Dores no disco intervertebral (fora de 21/2 a 22/4 - 60 dias)
Primeira vez que Damião reclamou de dores nas costas. Saiu do time depois do jogo contra o Remo, pela Copa do Brasil, e voltou na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na segunda rodada do Brasileirão.
2) Torcicolo e treino em separado em Atiabaia (5/7 até 13/7 - 8 dias)
A intertemporada do Inter durante a Copa do Mundo foi realizada em Atibaia, onde o time fez três amistosos. Leandro Damião, porém, treinou todo o tempo separadamente, por conta de um torcicolo. Não esteve em nenhuma das vitórias sobre Água Santa, Atibaia SC e Red Bull.
3) Problema na lombar retorna (fora 6/8 e retorna 2/9 - 27 dias)
Segunda vez que Leandro Damião sofreu com dores lombares. Foi baixa contra o Atlético-MG e voltou a jogar apenas no segundo tempo contra o Cruzeiro, 27 dias depois. Neste período, o jogador buscou atendimento especializado em São Paulo, onde foi descartada a cirurgia. Havia suspeita de hérnia.
4) Lesão muscular no adutor da coxa direita (fora 5/10 e retorna 14/10 - 9 dias)
Resolvido a questão das dores nas costas, o jogador teve dores musculares no adutor da coxa direita. Foi desfalque contra o Sport, na Ilha do Retiro. Voltou em grande estilo contra o São Paulo e fez dois gols na vitória colorada por 3 a 1.
5) Desconforto muscular na coxa esquerda (fora 26/10 e retorno 4/11 - 9 dias)
Sentiu dores pela primeira vez no ano na coxa esquerda. Foi desfalque contra o Vasco e retornou na vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR.
6) Desconforto muscular na coxa esquerda (fora 25/11)
Sentiu novamente um desconforto muscular na coxa esquerda. Teve confirmada lesão na sexta-feira (23) e ainda não está definido se retorna para o jogo contra Paraná, o último da temporada. É provável que não, já que a partida não muda a situação do Inter na tabela.