Com o fim da temporada brasileira, os clubes já iniciam o planejamento para 2019. Contratações, renovações de contrato e logística fazem parte das preocupações dos dirigentes. O Inter, que em 2018 voltou a disputar a Série A, terá um calendário repleto. Serão quatro competições: Gauchão, Copa Libertadores da América, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Um quinto torneio poderá surgir no horizonte colorado. Caso vença a Libertadores, disputará o Mundial de Clubes, em dezembro. Até por isso, direção e comissão técnica já estudam como irão encarar a maratona que irá se apresentar.
– Teremos 15 dias antes da primeira partida. Montamos um planejamento para que a gente possa fazer uma pré-temporada de 30 dias. O processo de pré-temporada é muito importante para a base de sustentação do ano – disse o técnico Odair Hellmann, após o empate contra o Paraná, que encerrou a participação colorada no Brasileirão.
Com um calendário mais robusto, o Inter já tem garantia de que entrará em campo 57 vezes em 2019, número que irá igualar a quantidade de partidas disputadas neste ano. Esta soma considera apenas participação em fases classificatórias de Gauchão e Libertadores, além das oitavas de final da Copa do Brasil. Caso avance em qualquer competição, a quantia de jogos do ano aumentará.
O número máximo de jogos que o Inter pode disputar em 2019 é de 79 partidas. Para tal, teria de chegar às decisões do Gauchão e da Copa do Brasil e vencer a Copa Libertadores da América, garantindo classificação para o Mundial de Clubes.
Confira o calendário do Inter para 2019:
Gauchão – 20/1 a 21/4
11 jogos na fase classificatória, com estreia contra o São Luiz, em Ijuí.
*Caso se classifique entre os oito, disputará quartas de final (ida e volta) e, se se seguir avançando, semifinal (ida e volta) e final (ida e volta).
Copa do Brasil
*Como representante brasileiro na Libertadores, entrará nas oitavas de final.
Copa Libertadores da América
*Disputará a fase de grupos a partir de 5/3.
Campeonato Brasileiro – 28/04 a 08/12
*38 rodadas.
Mundial de Clubes – dezembro (se vencer a Libertadores)