Cotado para retornar ao Inter em 2019, o atacante Rafael Sóbis está na história do clube devido as suas duas passagens vitoriosas pelo Beira-Rio. Decisivo nos títulos das Libertadores de 2006 e de 2010, o jogador, hoje com 33 anos, conquistou também três Gauchões e, no total, marcou 48 gols com a camisa colorada.
Rafael Sóbis foi lançado pelo Inter com 18 anos, no início da temporada 2004. Logo na sua estreia, marcou um golaço na vitória por 3 a 2 sobre o Juventude, em Caxias do Sul, pela semifinal do Gauchão daquele ano.
Sob o comando de Lori Sandri, o Colorado sagrou-se campeão estadual. Ao longo daquela temporada, o jogador foi comandado ainda pelos técnicos Joel Santana e Muricy Ramalho, fechando o ano com nove gols em 50 jogos.
Em 2005, o atacante virou uma das peças mais importantes do time treinado por Muricy, que foi campeão gaúcho e vice-campeão brasileiro, no polêmico campeonato conquistado pelo Corinthians. No Brasileirão daquele ano, Sóbis marcou 19 gols, ficando em quarto lugar na artilharia, atrás apenas de Romário, do Vasco, Robgol, do Paysandu, e Carlos Tevez, do Corinthians.
Já a temporada 2006 foi a mais marcante na carreira de Rafael Sóbis. Os dois gols marcados no jogo de ida da final da Copa Libertadores, contra o São Paulo, em pleno Morumbi, encaminharam o título e eternizaram o jogador na história do clube. Logo após a conquista da América, o atacante foi negociado com o Betis, da Espanha, por 8 milhões de euros.
Em 2010, já defendendo o Al-Jazira, dos Emirados Árabes, o atleta sofreu uma lesão séria e fez tratamento médico no Beira-Rio. Durante a parada para a Copa do Mundo, o Inter acabou assinando um contrato de empréstimo de um ano com o jogador.
Se o investimento era de risco, por conta dos problemas médicos, a direção colorada não teve motivos para se arrepender. Mesmo voltando de lesão, Sóbis marcou o primeiro gol colorado na vitória por 3 a 2 sobre o Chivas Guadalajara, na final da Copa Libertadores. Decisivo na conquista do bicampeonato da América, o atacante firmou ainda mais o seu nome na história colorada.
No final daquele ano, no entanto, o atacante fez parte do time de Celso Roth que acabou sucumbindo diante do Mazembe, na semifinal do Mundial de Clubes. Em 2011, o atleta não repetiu o rendimento de outras temporadas. Mesmo assim, sob o comando de Paulo Roberto Falcão, foi campeão gaúcho pela terceira vez.
Devido ao alto custo, o Inter acabou optando por não renovar o empréstimo, quando o contrato chegou ao fim, em junho de 2011. Desta forma, o jogador acabou sendo repassado para o Fluminense.
Confira os números de Rafael Sóbis pelo Inter:
2004: nove gols em 50 jogos
2005: 25 gols em 57 jogos
2006: seis gols em 24 jogos
2010: cinco gols em 21 jogos
2011: três gols em 15 jogos
Total: 48 gols em 167 jogos.