Há duas formas de encarar o 1 a 1 do Inter com o Ceará, em Fortaleza. O lado positivo: o resultado garantiu o time de Odair Hellmann na Libertadores do ano que vem. Matematicamente, a vaga para a etapa preliminar está confirmada e ainda faltam cinco rodadas do Brasileirão para buscar os pontos que faltam para chegar direto na fase de grupos. O lado negativo: o Palmeiras empatou com o Atlético-MG, e a equipe gaúcha deixou de diminuir a diferença para o líder do campeonato.
Um resumo desses dois sentimentos veio da entrevista do goleiro Marcelo Lomba:
– Queríamos mais do que tudo vencer, era importante. Mas não vamos desprezar esse ponto. A caminhada continua, vamos juntar forças para o jogo contra o América-MG em casa.
Talvez mais do que o resultado final, o que deixou o Inter com a sensação de que poderia ter vencido no Ceará foi a forma como levou o gol. Depois de sair na frente com o gol de Leandro Damião, o time criou chances para ampliar, mas pecou nos detalhes tanto no último passe quanto na conclusão. E acabou cedendo o 1 a 1 em uma bola que estava dominada na defesa, mas Cuesta deu de presente ao adversário, que conseguiu chegar à linha de fundo e marcar.
– Fizemos um grande primeiro tempo, saímos na frente, mas vacilamos na hora de sair jogando, e eles conseguiram empatar. Infelizmente não ganhamos. Agora é erguer a cabeça que tem mais 15 pontos em disputa. Vamos até o final. A gente almeja o título e a vitória era essencial para diminuir a diferença. Mas lutamos até o final – afirmou o capitão Rodrigo Dourado.
O discurso de que o campeonato ainda está aberto, apesar da diferença de cinco pontos do Palmeiras, faltando cinco rodadas para o final, é puxado pelo técnico. Odair Hellmann analisou a partida como um "lá e cá no segundo tempo" depois de o Inter ter controlado o primeiro, e avaliou como positivo o ponto trazido do Nordeste:
– No contexto geral, é um ponto que somamos. O campeonato continua em aberto, ninguém é campeão, a (vaga para a) Libertadores está em aberto também. Vamos disputar até o fim. Foi um jogo onde a equipe jogou bem. Para título, gostaríamos de ter ganho o jogo para diminuir a diferença, mas nossa campanha é regular. Jogamos para vencer, no segundo tempo abrimos a equipe ainda mais para buscar a vitória, mas não deu.
Para Odair, o Inter retorna a Porto Alegre mais motivado na perseguição ao líder e na tentativa de garantir o quanto antes a vaga na fase de grupos:
– Saímos com o sentimento de força, de estar em aberto a competição ainda. Depois de fazer uma partida dessas, a gente se enche de confiança para fazer as outras cinco partidas que restam.
O próximo desafio colorado será contra o América-MG, às 21h de quinta-feira, no Beira-Rio. Para este jogo, o treinador deverá ter o retorno do zagueiro Rodrigo Moledo, que ficou de fora do confronto com o Ceará por um desconforto muscular. O desfalque é D'Alessandro. O argentino levou terceiro cartão amarelo e está suspenso. Seus possíveis substitutos: Camilo, Pottker, Wellington Silva e Juan Alano.