Era a chance de o Inter assumir de forma isolada a liderança. Mas a sexta-feira foi de decepção para os colorados, que viram o time de Odair Hellmann sair na frente e ceder a virada por 2 a 1 para o Sport na Ilha do Retiro. O treinador falou da dor da derrota, em Recife, mas prometeu reação e aprendizado na bagagem após a 28ª rodada:
– Saímos daqui tristes, porque não jogamos para perder. Mas o campeonato ainda tem 10 rodadas. Segunda vamos sentar, observar, e no próximo jogo, que a gente busque a vitória e os três pontos. Essa é a nossa campanha, é não ficar baixando a cabeça para derrota. Ela tem que doer, porque é uma derrota. Vamos buscar uma reação já no próximo jogo. Nas derrotas, como foram as outras, temos que tirar um aprendizado disso – disse Odair, em entrevista coletiva.
O treinador falou sobre o erro de Charles, que resultou no gol da virada do Sport. Mas tratou de minimizar, assim como fez com as atuações abaixo de Patrick e Pottker, e garantiu que o vestiário ainda não pensa no título do Brasileirão e, sim, jogo a jogo:
– Nós falamos jogo a jogo. Vou falar desse e o próximo, contra o São Paulo. Estamos fazendo um campeonato regular, como os times da parte de cima da tabela. Sobre o rendimento de alguns jogadores, eu trato individualmente. No parâmetro geral, não viemos aqui para perder. Buscamos, saímos na frente. Tivemos mais posse de bola, mas isso não se traduziu mais em situações de gols. Logo em seguida, conseguiram o empate, cresceram em um erro nosso de saída de bola. Levamos poucos gols com bola rolando, hoje levamos dois. Nós viemos aqui para buscar os três pontos, mas não conseguimos. Continuamos fortes, para buscar os três pontos na nossa casa.
Veja mais trechos da entrevista de Odair:
Sport reativo
"Sport foi com o bloco baixo, linhas baixas. Tanto que tivemos 65% de posse de bola. Conseguimos dar amplitude a esse jogo, continuamos com a bola, com a posse. E fizemos o gol. Tomamos um empate e, em seguida, na saída errada de bola, tomamos o segundo."
Rendimento pós-Chapecoense
"Depende do ponto de vista. Nós temos os nossos. Estamos com 53 pontos em 28 jogos. Temos várias estatísticas para colocar. Podemos discutir e ter pontos de vista. Eu tenho outra estatística, que eu trabalho a curto e médio prazo. Estamos na disputa na parte de cima da tabela. Se pegarmos os números de casa e fora, temos 53 pontos. Em relação a erros, temos que melhorar, com certeza. E por um outro viés, um contexto geral nos coloca entre os quatro primeiros na tabela. Nós não vamos gostar de derrota. O torcedor, tenha certeza que vamos buscar a vitória no próximo jogo. Continuamos na parte de cima da tabela e vamos corrigir ganhando."
Rendimento nos últimos quatro jogos
"Nesses quatro últimos jogos, tem três jogos fora e um em casa. Nossa campanha fora de casa é a terceira melhor do campeonato. Não estou falando isso para justificar a derrota hoje. Só estou pegando um outro recorte. O Inter está disputando na parte de cima. Temos que recuperar no próximo jogo? Temos. Não podemos pegar quatro jogos e avaliar como se fosse o todo. Vamos corrigir já na segunda-feira. Não podemos analisar o jogo de hoje como a campanha."