Uma polêmica colocou mais tempero no jogo entre Sport e Inter, nesta sexta (5), na Ilha do Retiro. O técnico do time pernambucano, Milton Mendes, acusou os colorados de orientarem o zagueiro Victor Cuesta e o volante Edenilson a forçarem o terceiro cartão amarelo para priorizar o jogo contra o São Paulo, no dia 14. Na visão do treinador, isso seria um menosprezo à equipe rubro-negra. O vice de futebol colorado Roberto Melo negou a orientação e rebateu a declaração do comandante adversário.
— É a primeira vez que vejo um treinador reclamar que o outro time perdeu jogadores por suspensão. O campeonato é longo, na reta final sempre vai ter algum jogador fora por suspensão. Contra o Vitória, nós tínhamos três pendurados, o Cuesta, o Edenílson e o Rodrigo Dourado. Se fosse para preservar para o jogo contra o São Paulo, o Dourado também teria forçado o terceiro cartão. Foi um jogo muito difícil, os jogadores tiveram que se empenhar ao máximo e acabaram dois levando cartão, o Edenilson e o Cuesta. Lamentamos muito perder jogadores, mas faz parte — disse Melo.
A declaração de Milton Mendes foi dada na entrevista coletiva de quinta (4), antes do último treinamento do Sport antes da partida.
— Todos vocês sabem que eles (Inter) terão algumas baixas, uma por lesão (Leandro Damião) e três por forçar o cartão amarelo (na verdade, são dois suspensos). O forçar o cartão amarelo diz muita coisa. Pode se entender muita coisa em relação a isso. Normalmente, quando se toma o cartão amarelo, desvaloriza-se o adversário. É como dizer: "vamos botar outro lá porque estamos tranquilos e lá é fácil". Ou então projetando o jogo seguinte. Tem uma série de interpretações que só eles saberão. Mas eu tenho as minhas também — disparou.
Roberto Melo acredita que Milton Mendes está usando este fato para motivar o Sport, já que a equipe pernambucana vive situação delicada na tabela do Brasileirão.
— Nós valorizamos o grupo. A gente tem um grupo forte, e quem entrar vai dar conta do recado. Se ele (Milton) está achando que a gente está desvalorizando o jogo, ele está totalmente errado. Eu também posso achar que ele está desvalorizando os nossos jogadores que vão entrar na partida no lugar daqueles que não podem jogar. Então, acho que isso é uma bobagem. Mas ele chegou agora, está tentando reverter uma situação dificil e eu compreendo. Acho que ele está fazendo tudo que pode, tentando motivar e tentando tirar forças de tudo que é lugar para conseguir sair dessa dificuldade _ completou Melo.
Além de Victor Cuesta e Edenilson, suspensos, o Inter não conta com o atacante Leandro Damião, que tem uma lesão muscular no adutor da coxa direita.