Em sua segunda estrofe, o hino do Inter diz: "É teu passado alvirrubro motivo de festa em nossos corações". Por quantas vezes o passado vermelho foi recheado de motivos para alegrias e festas? Inúmeras. Eu mesmo já vivi momentos apoteóticos como torcedor do Internacional, que me levaram ao êxtase. Páginas gloriosas.
Contudo, algumas marcas deste passado não tão distante estão nos deixando um pouco envergonhados. Há cerca de um ano, o Conselho Deliberativo do Internacional, por meio de uma comissão de sindicância, investigou atos da gestão Vitorio Piffero no exercício 2015/2016, e o relatório apresentado concluiu que foram praticados atos de gestão irregular ou temerária.
O relatório aponta irregularidades gravíssimas. Uso indevido do cartão corporativo do clube, pagamentos por obras não realizadas, adiantamentos de grandes valores retirados em dinheiro da Tesouraria para pagamentos a empresas inativas, que chegam ao vultoso valor de R$ 10 milhões.
No atual cenário que os clubes de futebol estão enfrentando, notoriamente as diversas dificuldades financeiras, aliadas às inovações legislativas endurecendo as práticas internas, tipificando penas para os infratores e para o próprio clube, ter conhecimento de que o relatório aponta inúmeras irregularidades demonstra um enorme desrespeito com a nação colorada.
Os fatos estão sendo apurados, e o relatório da comissão foi apresentado. Muitos desdobramentos ainda existirão. Os envolvidos apresentarão defesas. O Ministério Público será informado do relatório e, nas próximas semanas, chegará ao Conselho Deliberativo para decisão sobra eventuais penalidades.
Confesso que estou curioso para ter conhecimento da manifestação dos envolvidos, justificando a razão dos gastos vultuosos com almoços e jantas periodicamente em Porto Alegre. Também gostaria de saber as razões sobre retiradas de altos valores do caixa do clube sem qualquer contraprestação. Juro que gostaria de acreditar que existe justificativa que me convença.
O clube está apurando e se depurando. É o momento de virar a página. Trabalhar por um Inter forte, com gestores qualificados, competentes e com time de pegada para cantar a plenos pulmões o hino mais lindo do país: "Segue tua senda de vitórias, colorado das glórias, orgulho do Brasil".