A era Paolo Guerrero no Inter começou no sábado (11) à tarde, no apartamento do jogador no Rio de Janeiro. Acompanhado do empresário Bruno Paiva, o atacante recebeu o presidente Marcelo Medeiros e o vice de futebol Roberto Melo em sua cobertura na Barra da Tijuca. Ali, as partes imprimiram os contratos e assinaram todos os documentos. Estrategicamente, o clube deixou o anúncio para o domingo de Dia dos Pais.
As partes com o acerto alinhavado desde quarta-feira (8). O contrato de três anos foi um dos pontos que mais seduziu o peruano, que ficou livre na sexta-feira (10), após expirar o seu contrato com o Flamengo. Pesou também a participação do diretor-executivo Rodrigo Caetano, com quem o atleta já havia trabalhado no clube carioca. De Porto Alegre, o gerente jurídico Felipe Dallegrave cuidou das minutas do acordo.
Foi incluída no contrato uma cláusula de proteção, caso Guerrero volte a ser suspenso por doping nos tribunais da Suíça. Se isso ocorrer, o vínculo com o Inter será automaticamente suspenso, ficando o clube livre do pagamento de salários enquanto a eventual punição estiver em vigor.
Apesar das conversas com o empresário Delcir Sonda, o investidor não participou até o momento das tratativas. Não está descartado, porém, que o empresário ajude o clube no pagamento das luvas no futuro. Foi feita na realidade uma parceria com a Nike, empresa fornecedora de material esportivo do clube e também patrocinadora do atleta, para ações de marketing envolvendo o atacante, de modo a buscar receitas para pagar os custos do contrato.
Com o jogador acertado, o Inter preparou o anúncio oficial nos mínimos detalhes. No sábado, juntamente com Medeiros e Melo, viajaram para o Rio três profissionais da comunicação do clube. O assessor de imprensa Gabriel Cardoso, o fotógrafo Ricardo Duarte e o cinegrafista Anderson Barbosa foram até a casa de Guerrero e fizeram fotos, imagens e gravaram uma entrevista com o atacante. O material foi divulgado no fim da manhã de domingo (12), no momento do anúncio.
Apesar de Guerrero morar no Rio, não haverá contato entre o atacante e o grupo de jogadores colorados na capital fluminense. No próprio domingo (12), o atleta embarcou rumo ao Peru para resolver questões particulares. Ele desembarcará em Porto Alegre na quarta-feira (15), às 9h55min.
A partir desta segunda (13), o jurídico colorado começa a trabalhar para colocar o peruano à disposição do técnico Odair Hellmann para o jogo de domingo (19), às 11h, contra o Paraná.