Recém saído da Série B, eliminado precocemente no Campeonato Gaúcho e na Copa do Brasil, o Inter entrou no Brasileirão sem grandes expectativas. Dois meses e 12 rodadas depois, o time de Odair Hellmann figura entre os líderes da competição e já vê a classificação para a Libertadores do ano que vem como um sonho possível.
Se as primeiras rodadas apresentaram ao torcedor colorado confrontos contra alguns dos mais fortes times do país, como Palmeiras, Flamengo e Grêmio, o retorno da parada para a Copa do Mundo se desenha mais tranquilo: dos cinco primeiros adversários na retomada do Campeonato Brasileiro, dois estão na zona de rebaixamento.
Atlético-PR (19/7, na Arena da Baixada)
É difícil explicar o que aconteceu com o Atlético-PR no primeiro semestre de 2018. Depois do título estadual, conquistado com tranquilidade sobre o rival Coritiba, o rubro-negro paranaense abriu o Campeonato Brasileiro goleando a Chapecoense por 5 a 1. Na segunda rodada, visitou o Grêmio na Arena e, apesar do empate em 0 a 0, saiu de campo sob elogios da imprensa e até de Renato Portaluppi. Quando parecia que ia embalar e se firmar como um dos postulantes à ponta de cima da tabela, veio a crise. De lá para cá, a equipe só conseguiu uma vitória no campeonato e hoje amarga a penúltima colocação na tabela. O técnico Fernando Diniz foi demitido.
Quem saiu:
- Pavez (volante) – Colo Colo
- Ribamar (atacante) Pyramids-EGT
- Caio (goleiro) – Louletano-POR
- Ederson (atacante) – rescisão
- Gustavo Cascardo (lateral-direito) – Vitória de Setúbal-POR
Quem chegou:
- Marcelo Cirino (atacante) – Al Nasr, Emirados Árabes
- Bruno Nazário (atacante) – Guarani
Ceará (23/7, no Beira-Rio)
Terceiro colocado da Série B no ano passado, a briga do Ceará neste Brasileirão sempre foi para se manter na elite do futebol brasileiro. Até aqui, a missão não tem sido muito bem-sucedida. Em 12 rodadas antes da parada para a Copa do Mundo, o time soma sete derrotas e cinco empates, com a pior campanha do campeonato. Já são sete pontos de diferença para o vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
Quem saiu:
- Naldo (volante) – Al-Fayha FC, Arábia Saudita
- Bruno Pires (zagueiro) – Sport
- Juninho Piauiense (atacante) – Sport
Quem chegou:
- Jown Cardona (meio-campista) – Deportivo Cali, Colômbia
- Eduardo Brock (zagueiro) – Goiás
América-MG (26/7, no Independência)
Assim como o Ceará, o América-MG voltou para a Série A em 2018 com a tarefa de tentar manter-se até 2019. Entre os altos e baixos vividos pelo clube antes da parada para o Mundial, o técnico Enderson Moreira pediu demissão para poder assinar com o Bahia. Quem assumiu o cargo foi Ricardo Drubscky, ex-diretor de futebol do Coelho. Com 14 pontos, o clube mineiro ocupa a 13ª posição.
Botafogo (29/7, no Beira-Rio)
Com a saída de Jair Ventura para o Santos, o Botafogo apostou em Alberto Valentim para comandar o vestiário em 2018. Apesar da eliminação na Copa do Brasil para a Aparecidense, a equipe conquistou o campeonato carioca e terminou a primeira parte do Brasileirão com 17 pontos, dois atrás da zona de classificação para a Libertadores do próximo ano. Durante a Copa, porém, Valentim acertou sua transferência para o futebol egípcio e Marcos Paquetá foi trazido da Índia para treinar a equipe até o final da temporada.
Quem saiu:
- Leandro Carvalho (atacante) – Ceará
Atlético-MG (06/8, no Independência)
Depois de perder o título mineiro para o maior rival e ser eliminado na Copa do Brasil pela Chapecoense, o Atlético-MG encontrou o seu melhor futebol desta temporada no Campeonato Brasileiro. Nas 12 rodadas que antecederam a parada para a Copa do Mundo, o time de Thiago Larghi venceu sete, empatou duas e perdeu apenas três. Com 23 pontos na tabela, entrou nada parada para o Mundial na segunda colocação, quatro pontos pontos atrás do líder Flamengo. Os mineiros têm ainda o melhor ataque da competição, com 24 gols marcados – muito graças à dupla Roger Guedes e Ricardo Oliveira, com nove e seis gols marcados, respectivamente.
Quem chegou:
- David Terans (meio-campista) – Danúbio, Uruguai
- Denilson (atacante) – Vitória-BA
- Edinho (atacante) – Fortaleza-CE
- José Welison (meio-campista) – Vitória-BA
- Yimmi Chará (atacante) – Junior de Barranquila, Colômbia
Quem saiu:
- Giovanni (goleiro) – Rescisão
- Yago (volante) – Al-Qadisiyah, Arábia Saudita
Quem pode sair:
- Roger Guedes – Artilheiro do Brasileirão, o camisa 23 é pretendido por clubes da Europa e do Oriente Médio.
- Bremer – O zagueiro negocia transferência para o Torino, da Itália.
- Cazáres – É especulado no Al Hilal, da Arábia Saudita.