Quando D'Alessandro comparece a um evento do Inter, ganha as atenções. Capitão do time, o argentino falou o que só alguém com sua história poderia: citar o Grêmio como exemplo de reestruturação.
– Estamos conscientes que os últimos anos não foram fáceis, torcedores não mereciam. Mas já passou. Agora estamos reerguendo o clube. Tudo isso é um processo. Não é de um dia para o outro que vamos montar um time campeão. Sabemos disso porque já aconteceu algumas vezes. Os processos não acontecem em seis meses. Isso leva tempo. Nosso co-irmão passou anos sem ganhar títulos e começou com Felipão, Roger e agora o Renato a vencer. Vamos nos dedicar mais, a tudo – disse.
Sobre o período de intertemporada forçado pela eliminação nas quartas de final do Gauchão, D'Alessandro comentou sobre a "saudade de estar em campo":
– Jogar é melhor do que treinar, né? Queremos jogar, falta pouco, tivemos duas semanas de trabalho duro e esperamos que tudo isso se reflita quarta (quando o Inter enfrenta o Vitória pela Copa do Brasil).
Em um evento especial como o aniversário do clube, o camisa 10 fez uma reflexão sobre sua história de quase uma década de Beira-Rio.
– Foram tantas alegrias e tantos momentos bonitos. Acho que os colorados têm de ter orgulho de tudo o que já fizemos, de ter a nossa casa.
Por fim, deixou uma esperança aos colorados:
– Vamos trabalhar muito para que o torcedor tenha orgulho ao final de 2018.