O primeiro Inter titular de Odair Hellmann bateu os titulares do Lajeadense por 2 a 0, em jogo-treino disputado na tarde desse sábado (13), no CT Parque Gigante, com gols de Leandro Damião e de Victor Cuesta.
Disputado em quatro tempos de 30 minutos, a equipe para a estreia do Gauchão diante do Veranópolis apresentou boa troca de passes, avançou mais pela esquerda do que pela direita, mas manteve vícios de 2017, como muitos cruzamentos e pouca infiltração.
Na segunda parte do treinamento, os reservas do Inter ganharam dos suplentes do Lajeadense por 6 a 0. O time B manteve o padrão de jogo dos titulares. O atacante Roger foi o destaque, com três gols, enquanto que Gabriel Dias também teve uma atuação consistente - ainda que os reservas do Lajeadense tenham tido uma péssima atuação.
Roger fez o primeiro de cabeça, após cruzamento de Gabriel Dias. Depois, marcou mais dois, deslocando o goleiro em ambos. Patrick fez um driblando o goleiro, Winck marcou um belo gol de falta e Marcinho finalizou o placar.
Já Paulão, que entrou no quarto tempo, foi perseguido pelos torcedores. Vaiado quando tocava na bola e, por vezes, ofendido aos palavrões.
Ficaram fora do treino Wellington Silva e Ernando, devido à necessidade de recondicionamento físico, além de Fabinho, preservado por causa de uma pancada no tornozelo.
Nas improvisadas arquibancadas da Avenida Beira-Rio, uma pequena multidão acompanhava o jogo. O calorão superior a 30º C é o sol inclemente fizeram brotar junto à massa vendedores de cerveja e de água. Com cerca de 300 colorados no calçadão da Beira-Rio, até flanelinhas surgiram porque houve demanda para eles. A diversão de parte desses torcedores foi vaiar o zagueiro Paulão, pedindo a sua saída do clube.
Com a bola rolando, o Lajeadense se postou com os 11 jogadores na defesa, aguardando o Inter e torcendo por um erro para contra-atacar. Odair Hellmann cobrou de seu Inter muitas trocas de passes, na tentativa de abrir a defesa adversária.
D'Alessandro se movimentou por todos os lados no meio-campo. Começou na direita, mas ora aparecia na esquerda, com Camilo e Uendel, ora centralizado. Camilo, por vezes, era quase um ponta-esquerda vintage, daqueles que costumavam ir à linha de fundo e cruzar para a área.
Dos homens de frente, Pottker é aquele que mais volta para ajudar na marcação. Por vezes, parece um volante. Mas também teve energia para chegar à área. Damião passou boa parte do jogo em duelos físicos com a dupla de zaga. Teve poucas chances de gol. Em uma delas, a melhor dos primeiros 30 minutos, Damião acertou a trave, após receber cruzamento de Uendel.
Dos volantes, Edenilson segue se soltando e chegando mais à frente, enquanto que Dourado se manteve fixo e avançando somente até o meio-campo.
Dudu, o lateral-direito que foi contratado com ressalvas a sua marcação, foi orientado por Odair a resguardar posição. Dos laterais, quem mais avançou foi Uendel. Dudu virava um terceiro zagueiro, com Klaus e Cuesta, para permitir as subidas pela esquerda.
Rebaixado em 2017, o Lajeadense tenta se reconstruir. E pouco perturbou a defesa colorada. Foram dois contra-ataques, ambos pela esquerda, rebelados por Cuesta.
No segundo tempo do treino, os titulares do Inter tentaram marcar logo no início. Foram cruzamentos para a área em série, através de escanteios e faltas, mas a defesa do Lajeadense foi quem levou vantagem.
Com apenas 12 dias de treinos, os jogadores colorados ainda estão longe do seu melhor nível físico e ritmo de competição - dificuldade que também poderá ser sentida na estreita do Gauchão, nesta quinta-feira, contra o Veranópolis, no Beira-Rio.
Assim, aos poucos, o Lajeadense, que treina desde dezembro, foi se arriscando mais no ataque. O goleiro Danilo Fernandes é quem comanda a linha de impedimento, orientando a defesa. Dos atletas do Inter, Edenilson é aquele que parece estar em melhor condição física.
Do time que acabou a temporada 2017, o jogo-treino fez rememorar alguns problemas, como raras infiltrações e poucas conclusões a gol. Damião foi uma ilha dentro da área.
E foi na insistência que saiu o gol dos titulares. Após recuperar a bola na saída errada do Lajeadense, o Inter ganhou o escanteio. Na cobrança, Camilo cruzou e Damião marcou de cabeça o 1 a 0,em uma das poucas vitórias aéreas contra a zaga adversária.
Os times iniciaram o jogo-treino com as seguintes formações:
Inter: Danilo Fernandes; Dudu, Klaus, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson, William Pottker, D'Alessandro e Camilo; Leandro Damião.
Técnico: Odair Hellmann
Lajeadense: Vitor Luiz; Mano, Cambraia, Vitor e Higor; Léo, Índio, Diego e Cadu; Cassiano e Galópolis.
Técnico: Daniel da Costa Franco
Gols: Damião (I), aos 20min e Cuesta (I), aos 27min do segundo tempo
O Inter da segunda parte do treino:
Marcelo Lomba; Cláudio Winck (Ruan, depois Marcinho), Thales (Danilo Fernandes), Danilo Silva (Paulão), Iago; Charles (Fernandinho), Patrick (Winck) , Gabriel Dias (Charles) e Marcinho (Juan); Nico López (Ronald) e Roger.
Gols: Roger (3), Winck, Patrick e Marcinho