O primeiro jogo da temporada no Inter, a vitória diante do Veranópolis por 1 a 0 no Beira-Rio, evidenciou uma das ideias de Odair Hellmann para 2018: a mudança de formatação do time, mesmo que peças não sejam alteradas. Depois de um primeiro tempo apático, os colorados voltaram do intervalo sem mudanças na escalação, mas com uma postura mais contundente — tanto que o gol da partida saiu em jogada rápida logo aos quatro minutos da etapa complementar. Peça importante na engrenagem do meio de campo colorado, Edenilson aprovou, em entrevista ao Show dos Esportes, a estratégia do técnico:
— Particularmente, eu gosto. A maioria dos times que joguei eram assim: com vários jogadores fazendo mais do que uma função. Isso, pro treinador, é ótimo, ajuda muito grupo para uma variação tática. É possível mexer no time sem fazer substituições. Acho que isso só agrega. Essa ideia do professor e da direção é uma coisa bem trabalhada.
Embora a atuação do Inter não tenha sido convincente, Edenilson considera que começar o Gauchão com três pontos na tabela seja importante para a sequência da pré-temporada, que iniciou há menos de três semanas.
— Valeu pelos três pontos, pela dificuldade do campeonato. A gente tem exemplos dos times grandes tendo dificuldades nas estreias de outros campeonatos estaduais pelo pouco tempo de preparação. O mais importante era mostrar um pouco do que foi trabalhado na pré-temporada. No segundo tempo, melhoramos muito. No primeiro, sentimos bastante. A gente saiu de férias e eles (do Veranópolis) estavam começando a treinar. É bastante tempo treinando na nossa frente — avaliou.
No domingo, pela segunda rodada do Gauchão, o Inter reencontrará o Novo Hamburgo — adversário para o qual perdeu o título do ano passado, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O jogo, no entanto, não deve ter muitas semelhanças com o de 2017, assegurou o volante:
— Infelizmente, perdemos a oportunidade de ser hepta do Gauchão. Mas muita coisa mudou de lá pra cá, são times diferentes. Esperamos que a gente saia com a vitória de lá. Acredito que essa derrota na primeira rodada tenha mexido um pouco com eles. O Novo Hamburgo vai aproveitar o fator local para vir para cima. Temos que ter tranquilidade e paciência.