A temporada recém está começando, mas, três anos depois, o polêmico rodízio introduzido pelo ex-técnico do Inter Diego Aguirre deve voltar ao Beira-Rio. Ao menos nas primeiras partidas oficiais do time em 2018.
Desta vez, porém, mais por necessidade do que por opção. Logo depois da goleada de 8 a 0 sobre o Lajeadense, em jogo-treino realizado no CT Parque Gigante no último sábado, o técnico Odair Hellmann avisou:
— Temos pouco tempo. A nossa pré-temporada vai continuar durante um ciclo.
Devido ao recesso previsto no meio do ano em decorrência da Copa da Rússia, o calendário do futebol foi antecipado, com jogos agendados em curto intervalo de tempo. A largada do Inter em 2018 será marcada pela falta de descanso entre uma rodada e outra.
Após estrear no Gauchão amanhã contra o Veranópolis, no Beira-Rio, o Inter vai encarar uma maratona de viagens e jogos nas próximas semanas. No domingo, o time de Odair volta a campo, no Estádio do Vale, para uma revanche da final do Estadual de 2017, contra o Novo Hamburgo. Três dias, enfrenta o Caxias no Centenário. No sábado seguinte, receberá o Avenida.
Sem o tempo ideal para recuperar os atletas, o Inter logo estará voando para Cascavel-PR, a fim de estrear na Copa do Brasil diante do Boavista-RJ. Na volta para casa, um embarque quase imediato para o sul do Estado, para o duro confronto com o Brasil-Pel.
Serão seis jogos em pouco mais de duas semanas, uma média de uma partida a cada três dias. Com isso, Odair e sua comissão técnica terão de promover um rodízio de jogadores. Em alguns compromissos, é provável que o torcedor colorado veja em campo um time quase alternativo. O objetivo é reduzir o risco de lesões dos jogadores em começo de temporada.
Para os reservas, o revezamento de jogadores será a chance de mostrar serviço e cavar uma vaga no time titular logo no início do ano.
— Acaba chegando a nossa hora, o nosso momento, estamos tranquilos. Desde a base é assim — comentou o atacante Marcinho, um dos prováveis beneficiados pelo rodízio de Odair.
Também por causa dessa sequência, o treinador tem movimentado de maneira uniforme titulares e reservas nas atividades no CT Parque Gigante. Odair quer todo o elenco pronto para eventuais necessidades. Com muitos atletas jovens no grupo, o técnico entende também que conseguirá aumentar a competitividade da equipe com treinamentos homogêneos.
— A maioria dos jogadores se apresentou muito bem. Encurtamos alguns trabalhos, a intensidade está alta. A gente já conhece a filosofia de jogo. Odair passa ideias boas e a gente já tem uma base. Isto é muito importante. A gente espera poder ter resultados — concordou o meia Camilo.
Maratona Colorada
- Quinta-feira - Inter x Veranópolis
- Domingo, 21/1 - Novo Hamburgo x Inter
- Quarta-feira, 24/1 - Caxias x Inter
- Sábado, 27/1 - Inter x Avenida
- Quarta-feira, 31/1 - Boavista-RJ x Inter (em Cascavel-PR)
- Domingo, 4/2 - Brasil-Pel x Inter
Reservas imediatos*
- Goleiro - Marcelo Lomba
- Lateral-direito - Cláudio Winck
- Zagueiros - Danilo Silva e Thales
- Lateral-esquerdo - Iago
- Volantes - Charles, Patrick e Gabriel Dias
- Armador - Marcinho
- Atacantes - Nico López e Roger
*Jogadores que estavam à disposição de Odair e que enfrentaram o Lajeadense na segunda etapa do jogo-treino do último sábado