A informação de que D'Alessandro desejaria retornar ao River Plate ao fim do seu contrato com o Inter fez a imprensa argentina procurar o camisa 10 para esclarecer os fatos. E, em um primeiro momento, o meia disse não querer falar do possível retorno e garantiu que há conversas com o Inter para renovar o seu contrato por mais um ano:
– Sou jogador livre a partir de dezembro, ainda não renovei. Há conversas pendentes. Não quero falar de uma possível volta ao River Plate. Meu represente vai chegar (em Porto Alegre) semana que vem. Estamos conversando – disse D'Ale a Radio Continental na tarde desta terça-feira.
O argentino ainda falou sobre a campanha colorada na Série B, que oscilou nas primeiras rodadas e teve dificuldade de confirmar matematicamente o acesso à Série A, e como a família pesa para a permanência no Brasil:
– Tivemos uma boa sequência. Ficamos na liderança por 14 rodadas. Mas nas últimas cinco, caímos. Precisávamos ganhar um ponto. Empatamos fora e conseguimos matematicamente o retorno à Série A. Perdemos a liderança na rodada passada. Mas vamos ganhar as duas para buscar o segundo objetivo (o título) – disse, para emendar sobre a permanência em Porto Alegre: – A parte familiar pesa bastante para ficar no no Brasil. Voltamos de novo. Não foi fácil (para os filhos). Passaram oito anos falando português.