Por Marcos Bertoncello e Rafael Diverio
Mais da metade do caminho já foi. A secação do Inter na terça-feira funcionou, e ocorreram os dois placares que precisava para renovar as esperanças de subir matematicamente à Série A no final de semana. A derrota do Paraná para o Brasil-Pel por 2 a 0 e o empate entre Oeste e Figueirense (que tinha um jogador a menos desde o primeiro tempo) dão ao time a possibilidade de ascender à Primeira Divisão no sábado.
Para isso, basta a combinação de uma vitória colorada contra o Vila Nova somada a um placar desfavorável de Oeste ou Paraná, que jogam na sexta-feira. Assim, os comandados de Guto Ferreira entrarão em campo sabendo se o acesso é possível ou não.
E o cenário tem uma boa e uma má notícia para os colorados. A má: o jogo do Paraná é contra o Luverdense, 16º colocado, em Curitiba. E o único resultado que serve é a derrota dos donos da casa. A boa: o Oeste pega o Juventude em Caxias do Sul. E o único resultado que não serve é a vitória dos visitantes.
Sim, a classificação antecipada do Inter pode passar pelas mãos de Antônio Carlos Zago, o primeiro técnico da temporada. E um empate é suficiente. No primeiro turno, o Oeste fez 3 a 0 no Juventude, jogando em Barueri. Já a partida entre Paraná e Luverdense acabou empatada em 1 a 1.
Assim, a possibilidade de o time gaúcho voltar à elite já no sábado subiu para 47%. Essa probabilidade é calculada levando em conta os desempenhos do Inter como mandante na Série B (no quesito vitórias), do Oeste como visitante (no que diz respeito a empates e derrotas) e ainda do Paraná como mandante (quanto a derrotas).
Apesar da iminência da classificação e da necessidade de passar a noite de sexta-feira em frente à TV, os jogadores colorados tentam distensionar o ambiente.
— Nosso objetivo está muito perto. Dependemos dos jogos de sexta, mas independentemente do que acontecer, precisamos ganhar no sábado. Precisamos dos pontos — comentou o lateral-esquerdo Uendel.
D'Alessandro também quer resolver a situação em breve:
— Precisamos retomar o ritmo, ter atenção e garantir o acesso o quanto antes.
Para a disputa pelo título, porém, a situação ficou mais difícil com a vitória do América-MG sobre o ABC por 2 a 0. Os dois times estão empatados com 63 pontos, e a vantagem colorada é no número de vitórias. No cálculo básico: basta aos gaúchos fazerem a mesma pontuação dos mineiros para ser campeão
A projeção atual aponta para 71 pontos como base para levar o troféu. O Inter tem pela frente Vila Nova (casa), Oeste e Goiás (fora), e Guarani (casa). O América-MG, por sua vez, enfrentará Figueirense (fora), Juventude (casa), Londrina (fora) e CRB (casa).
Do que o Inter precisa para garantir o acesso no sábado
Vencer o Vila Nova e torcer por um dos seguintes resultados:
- Empate ou derrota do Oeste contra o Juventude em Caxias do Sul
- Derrota do Paraná para o Luverdense em Curitiba
Briga pelo título
Inter e América têm 63 pontos
Próximos jogos
Inter
- Vila Nova (casa)
- Oeste (fora)
- Goiás (fora)
- Guarani (casa)
América-MG
- Figueirense (fora)
- Juventude (casa)
- Londrina (fora)
- CRB (casa)