O Inter viverá nesta semana os seus momentos derradeiros de Série B. A vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, no Serra Dourada, manteve a equipe com chances de título na rodada final do torneio, ainda que para isso precise vencer o Guarani no Beira-Rio, neste sábado, e torcer para que em Belo Horizonte dê zebra, com o CRB empatando ou ganhando do líder América-MG. Depois disso, os dias colorados serão de espera.
O novo treinador está próximo de ser anunciado. Abel Braga pediu um tempo para tentar evitar o rebaixamento do Fluminense. Segue a apenas um "sim" do seu retorno a Porto Alegre, enquanto que Roger Machado surge como uma aposta para 2018. O temor colorado, porém, é investir em um terceiro emergente, como ocorreu com Antônio Carlos Zago e com Guto Ferreira na temporada que se encerra. Cuca, que deixou o Palmeiras em outubro, é a terceira via. Paulo César Tinga segue como o nome preferencial para assumir um cargo executivo no departamento de futebol do clube.
Com a Série B chegando ao fim ainda em novembro, a reapresentação colorada se dará nos primeiros dias de janeiro. A pré-temporada, uma vez mais, deverá ser realizada em seu início no CT Parque Gigante e, nas semanas finais, no Hotel Vila Ventura, em Viamão.
- Nunca deixamos de afirmar que o nosso objetivo era o acesso - disse o vice de futebol do Inter, Roberto Melo. - E conseguimos subir com duas rodadas de antecedência. Esses três últimos resultados no Beira-Rio (derrota para o Ceará, empates com CRB e Vila Nova) foi o que nos tirou a chance de uma vitória simples em casa para sermos campeões. O torcedor espera um 2018 melhor. Sabemos das nossas carências - completou.
Questionado uma vez mais sobre a contratação do treinador para 2018, Melo desconversou:
— Ainda não conversamos com ninguém. A saída do Guto foi no sábado (dia 18 de novembro). Na terça-feira, já tivemos jogo. Imagina se a gente tivesse obrigação de pontuar (em Goiânia)? Seria mais tenso.
Com o resultado contra o Goiás, o Inter encerrou uma sequência de cinco partidas sem vitória. Para Uendel, a equipe ainda mantém a esperança de ser campeão da Série B:
Vamos fazer do último jogo uma final. Quem sabe até ganhar o título?
ROBERTO MELO
Vice de futebol do Inter
— Foi importante vencer para dar uma resposta para o torcedor, principalmente para chegar na última rodada com chances. Sabíamos que estávamos devendo. No futebol tudo pode acontecer. Vamos fazer do último jogo uma final. Quem sabe até ganhar o título?
Após um começo arrastado de jogo, com um espírito que parecia de quem estava no Serra Dourada para disputar um amistoso, o Inter se transmutou com a troca de Camilo por Sasha. E não demorou a construir o 2 a 0.
— Vamos corrigir ganhando, sempre temos algo a corrigir. Mas corrigir com vitória é mais fácil. O Inter é isso. Esta semana vamos ter um pouco mais de tempo e vamos ver os ajustes a serem feitos para treinar — comentou o interino Odair Hellmann.
— Acho que as chegadas do Camilo e do Damião foram grandes contratações. Os outros também que chegaram pra esse projeto. Nós vamos lutar até o fim para conquistar o título. Mas, depois, sim, precisaremos fazer uma grande pré-temporada — acrescentou.
Diante do Guarani, porém, na despedida da Série B, Leandro Damião desfalcará a equipe de Hellmann. O centroavante recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Já Camilo, deverá ser titular no lugar de Eduardo Sasha. O time foi superior com a mudança feita no segundo tempo. Camilo jogando ao lado de D'Alessandro poderá dar ao torcedor um vislumbre do que poderá ser o meio-campo colorado para 2018. Na Série A.