Consolidado no G-4 da Série B, o Inter em breve terá que tomar decisões importantes para a temporada 2018. Entre jogadores que expiram contrato e atletas que voltam de empréstimo, são pelo menos sete temas importantes que terão que ser decididos pela direção colorada.
A renovação de D'Alessandro, a compra de Felipe Gutiérrez e a renovação do lateral Carlinhos, cujos contratos expiram em dezembro, são as situações mais imediatas.
Veja as sete principais decisões que terão que ser tomadas pela direção:
1) Renovação de D'Alessandro
Provavelmente será a decisão mais importante a ser tomada. O meia tem contrato até dezembro de 2017. As duas partes já afirmaram que a questão será definida apenas após o final da Série B. O fato é o que capitão colorado depende de uma renovação para ficar em 2018.
2) Compra dos direitos de Felipe Gutiérrez
O volante pertence ao Real Betis, da Espanha, e está emprestado até dezembro de 2017. O Inter tem a prioridade para adquirir o atleta em definitivo. O problema é que a opção de compra está estipulada em 2 milhões de euros (R$ 7,5 milhões). É possível que a direção colorada tente uma renovação no empréstimo ou uma redução no valor.
3) Renovação de Carlinhos
O lateral tem contrato até dezembro de 2017, com possibilidade de renovação por mais duas temporadas. Principalmente por conta das lesões, o jogador não se firmou na equipe titular. Até o final do ano, a direção e a comissão técnica terão que avaliar se querem contar com o jogador para a próxima temporada.
4) Compra dos direitos de Edenílson
O volante está emprestado ao Inter até junho de 2018. Como o jogador é peça importante no esquema do técnico Guto Ferreira, a direção tentará garantir o meio-campista pelo menos até o final da próxima temporada. O jogador pertence à Udinese, da Itália, e o valor da opção de compra gira em torno de R$ 5 milhões.
5) Compra dos direitos de Leandro Damião
A situação é parecida com a de Edenílson. O jogador pertence ao Santos e está emprestado até o meio de 2018. Para garantir o centroavante até o final da próxima temporada, o Inter terá que negociar a compra em definitivo ou uma extensão do empréstimo.
6) O futuro de Seijas
Xodó da torcida na temporada passada, o venezuelano está emprestado à Chapecoense até dezembro. Em janeiro, o jogador terá que se apresentar novamente no Beira-Rio. A direção terá que decidir se lhe dará uma nova oportunidade ou o cederá novamente para outro clube.
7) O futuro de Valdívia
O meia-atacante está emprestado ao Atlético-MG até o final do Campeonato Mineiro, em 2018. Após este período, o jogador retornará ao Beira-Rio. Fica a dúvida se será do interesse do técnico Guto Ferreira utilizá-lo no Brasileirão.