Um turno depois, o Inter volta a encontrar o Paysandu na Série B. Em uma situação bem diferente daquela de 27 de maio. Quase três meses atrás, a derrota colorada em Belém, por 1 a 0, gerou a primeira grande crise do ano no clube. A partida serviu também como um divisor de águas na campanha colorada de volta à Primeira Divisão. O técnico Antônio Carlos Zago foi demitido após aquele jogo e Guto Ferreira foi contratado.
Ainda que o ano do Inter tenha destravado somente a partir de 25 de julho, quando a equipe bateu o Oeste e iniciou a série de cinco vitórias seguidas, a derrota no Mangueirão foi emblemática porque mostrou a fragilidades da equipe de Zago.
Leia mais:
Tudo o que você precisa saber sobre a vitória do Inter contra o ABC
Vitória sobre o ABC consolida mudança de ambiente no Inter
Pottker comemora boa fase do Inter com a chegada da filha: "Vem uma colorada aí"
Mesmo perdendo o Gauchão para o Novo Hamburgo, Zago (atual treinador do Fortaleza, na Série C) seguiu escudado pela direção. O fraco futebol em Belém, porém, acabou com a trajetória do treinador no Beira-Rio.
Além de buscar Guto Ferreira (cujo trabalho demorou a engrenar), a direção colorada fez uma nova reformulação no elenco. Trocou jogadores e foi às compras. Camilo e Leandro Damião foram buscados na Série A, enquanto que Brenner (na transação por Camilo, com o Botafogo) e Cirino deixaram o clube.
Agora, um turno depois, o Inter de Guto pode até mesmo assumir a liderança da Série B, diante do Paysandu. Para isso, os colorados precisam secar o líder América-MG (que soma 40 pontos, um a mais do que o vice-líder Inter), na noite dessa terça-feira, na Arena Independência, contra o Criciúma. Em caso de derrota dos mineiros, o Inter precisará apenas empatar com o Paysandu para assumir a ponta do campeonato. Se o América-MG empatar, o Inter precisará vencer para se tornar líder já nesta rodada.
Para comparar
O Inter que perdeu por 1 a 0 para o Paysandu, em 27 de maio:
Daniel; Danilo Silva, Léo Ortiz, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson (Marcelo Cirino) e Felipe Gutierrez (Carlinhos); Nico López, Roberson (Brenner) e William Pottker. Técnico: Antônio Carlos Zago.
O provável Inter que enfrentará o Paysandu, nesta sexta-feira:
Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Klaus, Victor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenilson e D´Alessandro; William Pottker, Leandro Damião e Eduardo Sasha. Técnico: Guto Ferreira.
*ZHESPORTES