Em busca da quinta vitória seguida na Série B – e da consequente caça ao líder, América-MG –, o Inter encontrará em Natal um adversário em crise e um confortável estádio, com bom gramado. O Estádio Maria Lamas Farache (que homenageia uma das mais ilustres torcedoras do clube, empresária chilena e mulher do ex-treinador do ABC Vicente Farache) é mais conhecido como Frasqueirão.
Ainda que a construção de 2006 tenha a aparência de uma Bombonera em miniatura, a origem do apelido é bem menos nobre. Clube popular em Natal, o ABC costuma receber grandes públicos em seus jogos. Como o estádio tem capacidade para 18 mil torcedores – a previsão diante do Inter é de um público de 12 mil, devido à campanha de Z-4 do ABC –, as áreas de acesso às arquibancadas costumam ficar abarrotadas. Daí, a imagem de algo apertado, como ficam os remédios e itens pessoais em uma frasqueira.
Leia mais:
Pacotão de reforços e troca de técnico: o que mudou do ABC
Na reapresentação, reservas do Inter perdem jogo-treino para o Cruzeiro-RS
Bola aérea vira "atalho" para vitórias e dá confiança para o Inter melhorar desempenho na Série B
Segundo o torcedor do ABC João Carlos Aranha, o apelido ao estádio surgiu como um deboche das torcidas rivais ao ABC. Porém, o clube tratou de assumir o nome por ser um clube com forte apelo popular.
– A Frasqueira é o apelido da torcida do ABC. Essa alcunha, pejorativa na época, nos foi imposta por nossos adversários locais, pois somos o time do povo e o de maior torcida. Mas resolvemos assumi-lo. Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, frasqueira era o nome do local onde eram transportados os escravos nos navios negreiros. Daí, a imposição desse apelido – conta Aranha.
Inaugurado após seis anos de obras, no dia 22 de janeiro de 2006, o estádio Maria Lamas Farache - Frasqueirão está localizado no Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache, na Rota do Sol, bairro de Ponta Negra, em Natal, e, na época pré-Arenas, foi considerado um dos mais modernos e confortáveis estádios de futebol do país. O jogo inaugural ocorreu em um amistoso contra o Alecrim, que terminou empatado em 1 a 1.
Construído em módulos, quatro ao todo, foi inaugurado com apenas dois deles concluídos, exatamente os dois maiores, o Módulo I, que abriga o setor de cadeiras, camarotes, cabines de imprensa, praça de alimentação e loja de produtos do clube, contando ainda com dois elevadores, e o Módulo II, que também conta uma área com bares e lanchonetes.
Um pouco mais de um ano depois, no dia 29 de janeiro de 2007, foi inaugurado o módulo III, em um amistoso interestadual diante do Campinense (PB), que acabou empatado em 1 a 1. A conclusão do estádio aconteceu com a construção do Módulo IV, chamado de “Módulo Wallyson”, já que foi viabilizado com o dinheiro da venda do atacante Wallyson para o Atlético-PR. Na inauguração, no dia 5 de março de 2008, empate em 1 a 1 com o Madureira, pela Copa do Brasil.
Depois de surpreender o Inter no Beira-Rio, ao empatar em 1 a 1, com um gol de Pardal, a campanha do ABC na Segunda Divisão despencou. Hoje, a equipe luta para se manter na Série B. Perdeu o técnico Geninho, é comandado pelo jovem Márcio Fernandes, e depende de uma grande campanha no returno para escapar do descenso. O ABC ocupa a penúltima colocação, com 16 pontos.
Neste sábado, o Inter jogará pela primeira vez no Frasqueirão.
*ZHESPORTES