Guto Ferreira praticamente confirmou as principais atrações do Beira-Rio na noite desta terça. Sem Nico López, que tem um desconforto muscular, o Inter terá as estreias de Leandro Damião e Camilo para enfrentar o Goiás de Argel Fucks, às 21h30min, pela 18ª rodada da Série B.
O centroavante e o meia treinaram entre os titulares ao longo da semana e vestirão as camisas de número 22 e 21, respectivamente, pela primeira vez. O técnico do Inter, porém, fez de tudo para manter o mistério ao longo da coletiva desta segunda-feira.
– Não costumo anunciar o time antes. Vamos ver se estarão dentro de campo. Qualidade e motivação não faltam a eles – disse o treinador.
Leia mais:
Guto Ferreira explica ausência de Nico López e confirma Inter no 4-1-4-1
Andrezinho projeta partida contra o Inter: "É sempre legal voltar ao Beira-Rio"
Inter x Goiás: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Damião e Camilo, curiosamente, já "estrearam" no Beira-Rio outras vezes. O centroavante, pelo Inter, marcou um dos gols contra o Ypiranga em 2010. Já o meia, pelo Botafogo, fez no ano passado.
A partida desta terça é emblemática para o Inter. Uma vitória pode deixar a equipe até na vice-liderança da competição. Para isso, porém, a missão é um pouco mais ingrata. Além de vencer o Goiás, precisa que o Guarani não ganhe do Luverdense fora de casa e que o Vila Nova ao menos empate contra o lanterna Náutico no Serra Dourada. Mesmo assim, o treinador mantém o otimismo, principalmente após alguns dias de treino:
– São três ou quatro treinamentos bons que fortalecem, enriquecem. São repetições. À medida que tem uma continuidade de coisas que você vinha fazendo, vai se encorpando. A expectativa é de que a gente possa melhorar em relação aos retrospectos anteriores. Ainda vai ficar longe. A gente precisa de mais, mais e mais – disse o treinador.
Bastante descontraído, justificou a leveza do momento pela vitória sobre o Oeste e o ingresso no G-4 da Série B após 17 rodadas. Segundo o treinador colorado, esta é uma de suas características de convívio. Porém, com a tensão dos últimos momentos, ele alegou que era "difícil distribuir tantos sorrisos assim".
O treinador ainda deixou claro que deve adotar o esquema 4-1-4-1, pelas características dos jogadores à sua disposição.
Outra possibilidade do Inter desta noite será a possível estreia de "velhas novidades". Os jovens Alex Santana e Bruno Gomes foram relacionados e poderão jogar pela primeira vez no time principal na atual temporada. O volante foi reintegrado ao time após a lesão de Fabinho. Ele havia faltado a um treino e foi afastado, treinando em separado em Alvorada. Já Bruno Gomes, destaque na base, receberá nova chance após um período emprestado no Estoril, de Portugal. O jogador tem 21 anos.
AS ESTREIAS DE CAMILO
Uberlândia 1x2 Cruzeiro – 25/1/2009
Entrou no segundo tempo, quando o Cruzeiro já ganhava 2 a 1. Adilson Batista, técnico da equipe de Belo Horizonte, apostou na saída de Gerson Magrão por Camilo, que pouco fez.
Santo André 1x2 Fluminense – 10/10/2009
Entrou no lugar de Cicinho na estreia pelo Santo André e descontou o placar aos 16 minutos do segundo tempo.
Ipatinga 3x0 Cruzeiro – 30/1/2010
De volta ao Cruzeiro, Camilo entrou no lugar de Bernardo, e não conseguiu evitar o vexame de 3 a 0. O treinador Adilson Batista havia poupado titulares por conta de um jogo da primeira fase da Copa Libertadores da América.
Inter 2x1 Ceará – 18/7/2010
Contra o seu atual time, Camilo entrou no segundo tempo, no lugar de Michel, que havia feito o gol do Ceará.
América-MG 2x1 Bahia – 22/5/2011
Perdendo no intervalo, o então treinador do América-MG, Mauro Fernandes, apostou na saída de Sheslon e colocou Camilo, dando velocidade. O resultado foi a virada de seu time, 2 a 1 em casa.
Tianjin Teda 3x0 Shanghai Shenxin – 14/9/2011
Transferido para o futebol Chinês, onde ficou por pouco mais de dois meses, Camilo atuou em 14 jogos. Na estreia, foi titular, e deixou o gramado aos 15 minutos do segundo tempo.
Botafogo-SP 2x1 XV de Piracicaba – 25/1/2012
Pelo Paulistão e de volta ao Brasil, Camilo foi titular do Botafogo, em Ribeirão Preto, e deu passe para Talles Cunha logo aos sete minutos de jogo para abrir o placar no Paulistão.
Avaí 2x1 Boa – 29/8/2012
Camilo entrou no intervalo da partida, válida pela 20ª rodada da Série B. Sua atuação foi eficiente: participou da jogada que deu o gol da vitória ao Avaí sobre o Boa por 2 a 1.
São Paulo 2x0 Mirassol – 19/1/2013
Na estreia pelo Mirassol, no Campeonato Paulista de 2013, Camilo fez uma partida discreta. Titular desde o início, ele viu o São Paulo de Ney Franco vencer a partida com gols de Jadson e Luís Fabiano.
Figueirense 3x2 Sport – 31/5/2013
Camilo foi a campo no intervalo e viu o Sport crescer na segunda etapa, ao fazer dois gols com Gabriel Santos e Rithely. Mas não o suficiente para impedir a derrota em Santa Catarina.
São Bernardo 1 x 0 Botafogo-SP – 18/1/2014
O emblemático jogo que Camilo deslocou o ombro e precisou ser substituído. Seu time perdeu por 1 a 0.
São Paulo 0x1 Chapecoense – 19/7/2014
Na equipe titular, Camilo fez o meio-campo da Chapecoense dar trabalho a equipe que tinha Ganso e Alan Kardec. O meia acabou substituído por Zezinho.
Al Raed 0x1 Al Shabab Riyadh – 28/1/2016
Transferido ao futebol da Arábia Saudita, onde ficou por quatro meses, estreou como titular na vitória do Al Shabab Riyadh em cima do Al Raed.
Inter 2x3 Botafogo – 26/6/2016
Camilo deixou sua marca no Botafogo na estreia justamente contra o Inter no Beira-Rio. Fernandes e Neilton marcaram enquanto Sasha e Ernando descontaram.
AS ESTREIAS DE LEANDRO DAMIÃO
Inter 4x2 Ypiranga – 17/1/2010
A estreia no Inter não podia ser mais positiva. O time B enfrentou o Ypiranga pela primeira rodada do Gauchão de 2010 e venceu por 4 a 2. Damião, que já fazia alguns treinos na equipe comandada por Jorge Fossati, que estava nas cabines, fez dois gols e deu a assistência para Ytalo deixar sua marca. Walter fechou o placar. Aquele time foi treinado por Enderson Moreira.
Linense 1x2 Santos – 7/2/2014
A vitória na sua estreia pelo Santos veio, mas o centroavante não deixou sua marca, apesar de sua apresentação ter sido em alto estilo, no "bonde do bigode grosso". Na partida contra o Linense, chegou a marcar um gol, que foi anulado por estar em posição de impedimento.
Democrata 1x2 Cruzeiro – 1º/2/2015
Damião foi mandado a campo por conta da debandada após a conquista do Brasileirão pelo Cruzeiro no ano anterior. Participou do primeiro gol.
Betis 2x2 Rayo Vallecano – 27/2/2016
Pelo Betis, viu o seu time abrir 2 a 0 e deixar o Rayo Vallecano empatar. Leandro Damião poderia ter feito o gol da vitória no fim, mas desperdiçou uma chance clara. Na apresentação, Damião foi classificado como "um atacante potente e efetivo".
Sport 1x0 Flamengo – 13/8/2016
Na estreia com a camisa do Flamengo, uma derrota. Damião entrou no segundo tempo e perdeu chance no fim de deixar tudo igual na Arena Pernambuco, pelo Brasileirão.
Acompanhe o Inter no Colorado Gaúcha ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES