À procura de um defensor experiente, o Inter foi buscar a 12 mil quilômetros de distância aquele que deverá ser o novo titular da equipe para o restante da temporada: Danilo Silva. Aos 30 anos, ele voltou ao Beira-Rio sete anos depois de ter sido vendido pelo clube aos ucranianos do Dínamo Kiev.
Danilo deverá ser a novidade na equipe de Antônio Carlos Zago para enfrentar o Paysandu, neste sábado, em Belém. Como zagueiro ou como lateral-direito, uma vez que Léo Ortiz está com amigdalite e que William sentiu uma lesão na partida contra o ABC – e ambos passaram a ser dúvida para o final de semana. A tendência é de que Danilo já assuma o posto de titular ao lado de Victor Cuesta, pois Junio foi testado na lateral-direita.
Leia mais:
Inter empresta Valdívia para o Atlético-MG por um ano
Sem William e Léo Ortiz, Zago comanda treinamento tático no Inter
Felipe Gutiérrez vê pontos positivos no apertado calendário brasileiro
Danilo Silva não joga desde 23 de outubro, quando o Dínamo empatou em 1 a 1 com o Oleksandria, em jogo válido pelo Primeira Liga da Ucrânia. Dias depois, Danilo foi submetido a uma cirurgia no joelho direito. Com o sinal verde dado pelo departamento médico e de preparação física – o teste definitivo foi ter atuado por uma hora sem parar no jogo-treino da última, contra o São Paulo-RG –, o jogador está pronto para estrear. Por sinal, o coordenador de preparação física do Inter, Élio Carravetta, foi o responsável por "dar corpo" a Danilo.
Em 2007, ele fazia parte do grupo do São Paulo de Muricy Ramalho, campeão brasileiro daquela temporada. Mas acabou sendo liberado pelo Guarani. Motivo: lhe faltava vigor físico. Danilo acabou voltando para a sua cidade Natal e para o seu clube de origem (e dono de seus direitos econômicos), o Guarani. Lá, foi visto por Fernando Carvalho, então ex-presidente do Inter.
Do Guarani, Danilo foi para o Desportivo Brasil (um time de empresários, da cidade de Porto Feliz, interior paulista). Intrigado, Carvalho questionou Muricy sobre o zagueiro. E ouviu que ele era muito bom tecnicamente, mas que realmente era fisicamente frágil. O Inter investiu R$ 700 mil no zagueiro. Danilo ficou sete meses aos cuidados de Carravetta e, nesse período, ganhou 10 quilos de massa muscular.
– Danilo é um jogador que pode atuar em mais de uma posição. sabe se posicionar, é inteligente taticamente, tem ótima cultura tática – comentou Giovanni Luigi, ex-presidente do Inter e vice de futebol em 2008, quando da contratação de Danilo Silva. – E é um cara nota 10 no vestiário – acrescentou Luigi.
Depois de aprimorar a parte física, o zagueiro passou a integrar o time B do Inter de 2008, então treinado por Osmar Loss. Enquanto isso, no grupo principal que iniciava a campanha vencedora na Copa Sul-Americana, Tite e Cléber Xavier observavam a evolução do "ex-mirrado".
– Vimos ele jogando como terceiro zagueiro, pela direita, saindo com muita velocidade e força. É um cara grande, mas tem mobilidade. Na época, tínhamos o Bolívar nessa linha (Bolívar, Índio e Álvaro), e usamos ele ali também (como substituto de Bolívar). Deu tão certo que Danilo foi para fora do país em seguida. Espero que Danilo ajude muito o Inter a voltar para a Série A – avalizou Cléber Xavier, auxiliar técnico da Seleção Brasileira.
Aos poucos, Danilo foi se afirmando no elenco de Tite e, depois, de Mário Sérgio e de Jorge Fossatti. Ao ser negociado pelo Inter ao Dínamo Kiev, em março de 2010, era titular atuando como o terceiro zagueiro do treinador uruguaio, e pelo lado esquerdo, com o capitão do time, Bolívar (na direita), e Sorondo (centralizado).
– Fui para o Dínamo contratado como lateral-direito. Lá, atuei bastante de lateral e zagueiro. Me aperfeiçoei muito e estou à disposição para o que Zago precisar – afirmou Danilo Silva.
Bolívar, ex-zagueiro do Inter
O Danilo tem uma grande vantagem: um vigor físico fora do comum. Além disso, ele se antecipava sempre às jogadas, tem uma antevisão fora do comum do lance seguinte. tanto é assim que a gente brincava com ele, o chamávamos de "Zé Antecipa".
Cléber Xavier, auxiliar técnico da Seleção
É um lateral com forte carga defensiva. Zago conhece bem a função e Danilo é um baita menino.
*ZHESPORTES