Surgiu uma luz no fim do túnel que é a campanha do Inter no Brasileirão: Vitinho deverá voltar ao time na decisão desta quinta-feira, contra a Ponte Preta, no Beira-Rio. Artilheiro da equipe no Brasileirão, com oitos gols, o atacante poderá ajudar a salvar o clube do rebaixamento, caso repita o desempenho que teve na reta final da temporada 2015.
Um ano atrás, Vitinho marcou cinco dos seus 11 gols (ou 45,4%) no campeonato nas últimas cinco rodadas – um deles, na vitória de 1 a 0 sobre a Ponte Preta. Em um confronto direto com o Vitória (que soma 39 pontos contra 38 do Inter), por uma vaga fora do Z-4, o Inter terá a chance de ultrapassar os baianos por pontos nesta semana, caso vença a Ponte e, na Vila Belmiro, o Vitória seja derrotado pelo Santos.
– Vitinho está muito focado. Trabalhou sozinho no domingo, quando o grupo estava de folga, a fim de se recuperar para enfrentar a Ponte Preta. Aylon está muito bem, mas Vitinho é o titular, quem mais jogou, e quem já fez muitos gols decisivos desde o ano passado – comentou o vice de futebol Fernando Carvalho.
Leia mais:
Valdívia pede dedicação total no Inter: "Tudo o que não jogamos o ano todo, temos que jogar agora"
Vitinho abre a semana fazendo trabalhos físicos e com chance de enfrentar a Ponte Preta
As sete opções de Celso Roth para o meio-campo do Inter
Após 16 dias longe dos treinos com os demais jogadores, devido a contraturas musculares nos músculos posteriores das duas pernas, Vitinho voltará ao time, caso consiga realizar os dois próximos treinos.
– Vitinho passou por um período na fisioterapia, realizando com musculação e trabalho de campo. Nessa segunda, ele fez movimentações específicas de jogo e em velocidade. Se não sentir nada, poderá ser encaminhado para o Celso (Roth) – disse o coordenador de preparação física do Inter, Élio Carravetta. – Estou otimista que ele treine nesta terça-feira, que não sinta nada e que possa repetir o treino na quarta, a fim de ir para o jogo contra a Ponte Preta – acrescentou o preparador físico.
O ex-centroavante Christian ajudou a dupla Gre-Nal a sair de algumas crises com seus gols. O antigo camisa 9 do Inter entende que a presença de Vitinho em campo por si só já dará mais confiança ao torcedor. Mas Christian teme que as duas semanas de molho do jogador poderão prejudicar o seu desempenho.
– Vitinho é uma peça fundamental para que o Inter possa deixar o Z-4. O Inter ainda não conseguiu ter uma referência no ataque nessa temporada, mesmo com Vitinho, que perdeu diversos jogos por lesão. E isso colaborou muito com essa campanha ruim do time no Brasileirão. Mas o retorno do Vitinho dá mais segurança até mesmo para o torcedor. Porque a torcida sabe que ele pode fazer gols decisivos. A questão é o ritmo. Vitinho pode ter perdido ritmo de competição com essa parada – analisou Christian.
Se o retorno de Vitinho ainda é algo incerto, William está de volta à lateral-direita. Com Ceará fora de ação, devido à lesão muscular, o lateral transformado em armador torna à função de origem. Com William na lateral – e o meio-campo formado por Rodrigo Dourado, Anselmo, Sasha, Anderson e Valdívia – e Alex fora do time, Roth tentará fazer com que o Inter tenha maior força ofensiva já no começo do jogo contra a Ponte Preta.
Ainda que o retrospecto colorado contra a Ponte seja amplamente favorável (no Brasileirão, foram 16 encontros com o mando do Inter, sendo 11 vitórias gaúchas, quatro empates e apenas uma derrota), Fernando Carvalho quer evitar surpresas. O time de Eduardo Baptista travou nos 45 pontos, perdeu nas últimas três rodadas e precisa se reabilitar.
– A Ponte Preta sempre foi um adversário indigesto. Faz boa campanha, tem bons jogadores e segue com alguma chance de Libertadores – disse o vice de futebol. – A torcida precisa seguir ajudando, tem que engolir as resistências que tem contra algumas pessoas e jogadores. É hora do mutirão, pois estamos em estado de emergência. É preciso fazer um pouco mais, mesmo o que não saiba fazer. Em um incêndio, mesmo quem não é bombeiro tentará salvar outra pessoa – completou Carvalho.
Os principais goleadores do Inter no Brasileirão:
Vitinho – 8
Sasha – 5
Aylon e Seijas – 4
Valdívia e Ernando – 2
O time que treinou nesta segunda-feira
Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Geferson; Rodrigo Dourado e Anselmo; Sasha, Anderson e Valdívia; Aylon
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
* ZHESPORTES