Em março, o sócio colorado voltará a decidir o futuro do clube. Dessa vez, a pergunta será se ele quer a manutenção do sistema presidencialista ou se deseja que um Conselho de Gestão governe o Inter, a partir de 2017. Na noite desta segunda-feira, o Conselho Deliberativo do clube aprovou que a mudança no estatuto do clube vá à votação. Assim, caso a proposta seja vitoriosa junto aos mais de 100 mil associados, o Inter passará a ser comandado por cinco pessoas, já em janeiro.
Argel comemora testes com Bayer e Flu e alfineta Grêmio: "Diferente de jogar contra o Sindicato"
Conforme o que foi aprovado no Conselho Deliberativo, o Inter passaria a contar com cinco integrantes no Conselho de Gestão (de forma oficial chamados de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 3º vice-presidente e 4º vice-presidente). Três deles precisariam ser eleitos, enquanto que os outros dois serão convidados até cinco dias após a eleição – esses dois precisam ser conselheiros com quatro de anos de mandato cumprido, e sócios do clube por 10 anos. Todos eles têm direito a um voto nas decisões dos temas do clube, deliberando por maioria simples – com todos os deveres previstos em lei, inclusive respondendo civil e criminalmente pelo cargo. Além dos gestores, que não serão remunerados, o clube contará com outros 10 diretores executivos ou "vice-presidentes operacionais" – esses, sim, todos remunerados.
VÍDEO: filho de Argel participa de treino dos goleiros do Inter
Serão oito pastas fixas (futebol, patrimônio, finanças, jurídico, administração, marketing, planejamento, negócios estratégicos e contratos imobiliários e patrimoniais de longo prazo) mais duas pastas móveis, dependendo da escolha ou da necessidade da gestão vigente no clube. Caso o Conselho de Gestão seja o sistema de governo aprovado pelos sócios colorados, na eleição de março, um segundo passo será dado: a definição de um teto salarial para os futuros diretores executivos do Inter.
A formatação do Conselho de Gestão foi inspirada em grandes empresas, líderes de mercado em suas áreas. Flamengo e Sport são os principais exemplos desse modelo de administração atualmente no futebol brasileiro.
Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
IOS
*ZHESPORTES