Mesmo com a vitória sobre o Cruzeiro, o Inter não conseguiu a vaga na Libertadores 2016. O quinto lugar no Brasileirão, porém, rendeu ao time de Argel um prêmio de consolação: a equipe vai estrear na Copa do Brasil apenas nas oitavas de final, junto com Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e Palmeiras, os representantes brasileiros na competição continental.
Após a mudança de regulamento da Copa do Brasil, em 2013, quando o torneio passou a ser disputado até o final do ano, as três primeiras fases classificam 10 times para as oitavas de final. Estas equipes se juntam aos seis pré-classificados, que são os times que disputaram a Libertadores.
Quando um time brasileiro é campeão da América, o País conta com seis clubes na Libertadores, que começam a Copa do Brasil nas oitavas. Mas quando o campeão não for brasileiro – como em 2015, em que o título ficou com o River Plate –, o quinto colocado do Brasileirão ganha a vaga direta, para fechar os seis pré-classificados. Neste ano, o Fluminense, quinto colocado em 2014, ficou com esta vaga.
Assim, o primeiro semestre colorado em 2016 terá apenas a disputa do Gauchão e das primeiras rodadas do Brasileirão, que começa no dia 15 de maio. As oitavas de final da Copa do Brasil estão programadas para o dia 17 de agosto.
Acompanhe o Inter através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES