Argel Fucks poderá montar o seu elenco. Depois de receber o espólio de Diego Aguirre, em meio à crise pela eliminação na Libertadores adicionada à goleada no Gre-Nal da Arena, o treinador conduziu a equipe com dignidade à última rodada do Brasileirão em condições de se classificar à Libertadores. Não conseguiu, mas foi mantido no cargo. Agora, Argel trata de modelar o grupo ao seu perfil.
Já anunciou não desejar reforços para marketing, jogadores caros e espetaculosos, mas que, na prática, pouco acrescentarão. Disse querer jogadores como Ernando que, segundo ele, jogam de goleiro a atacante com a mesma determinação. Os volantes Fernando Bob e Fabinho (ex-Ponte Preta e ex-Figueirense) são dois exemplos. Além da dupla, outro antigo "feijão-com-arroz" do Inter está fazendo o caminho de volta ao Beira-Rio: Leandro Damião. Na zaga, Moledo é o reforço que já estava em casa.
O Inter para o começo de 2016 terá a cara de Argel: quando faltar talento, o time jogará na base esforço e da solidariedade.
Na prática, o Inter pretende ir atrás de reforços sem badalações e com excelente custo-benefício, como foram Galhardo, Marcelo Oliveira e Maicon. Assim, focado em resultados, o Inter do grupo que será remontado por Argel sonha ser o Grêmio de Roger.
Quando o despiste pode ser estratégia
Pode ser um despiste, mas o Grêmio já começa a preparar sua torcida para notícias nem tão boas assim. Em entrevista, o executivo Rui Costa admite dificuldades para a permanência de Geromel e Maicon, dois jogadores sem os quais o time não teria alcançado desempenho tão bom no Brasileirão.
Valorizados, o zagueiro e o volante viram moeda forte para seus clubes, que fazem exigências além daquilo que o Grêmio conseguiria pagar. Foi esse o tom da entrevista do dirigente.
Mas, talvez, tudo não passe de despiste. Lembro de advogados que, em vésperas de julgamento de jogadores, apontavam a derrota como resultado mais provável. O atleta acabava absolvido e o trabalho dos defensores saía valorizado.
Rui Costa sairá fortalecido caso Geromel e Maicon fique no Grêmio.
*ZHESPORTES