O sonho do tri da América para o Inter começará a 3,6 mil metros de altitude. O The Strongest, terceiro colocado no Clausura boliviano, será o primeiro adversário colorado na Libertadores 2015, no dia 17, na altitude de La Paz, na Bolívia. A vaga veio após a vitória sobre o Monarcas Morelia por 2 a 0 - o jogo de ida havia sido 1 a 1.
The Strongest será o primeiro adversário do Inter na Libertadores
"Libertadores é como Gre-Nal: carrinho e confusão", afirma Fabrício
Todos os gols do time foram marcados por Pablo Escobar. O jogador, que passou pelo futebol brasileiro entre 2008 e 2011, continua sendo o centro técnico da equipe. Há cinco temporadas no clube, é o cobrador de faltas e principal finalizador. Aos 35 anos, não tem mais a mobilidade da juventude, mas compensa com boa precisão nos arremates e experiência.
Gre-Nal no Fone: os planos do Inter antes da estreia na Libertadores
O técnico Nestor Craviotto costuma lhe dar liberdade. Na primeira partida, atuou como um segundo atacante no 4-4-2, com duas linhas de quatro. Em casa, o 4-4-2, em vários momentos, foi formado em losango, com Escobar como o "enganche", na posição mais adiantada do meio-campo. Dali, movimentava-se para os lados (especialmente o direito). Não tinha, porém, obrigação de retornar para marcar.
No esquema adotado na Bolívia, Chumacero, pela direita, e Cristaldo, pela esquerda, atuaram um pouco à frente do primeiro volante, Castro. Destacaram-se pela volúpia ofensiva, várias vezes projetando-se em direção à área. Outro jogador de posicionamento defensivo que costuma ir à frente é o lateral-direito Wayar, bem diferente de seu companheiro pela esquerda, Torrico, que permanece atrás.
No ataque, Ramallo e Cuesta formaram a dupla. Percebe-se claramente a limitação técnica nos dois, assim como do resto da equipe, mas os jogadores são velozes e movimentam-se com intensidade. Há uma forte dinâmica, que pode intensificar o obstáculo físico imposto pela altitude.
Em 2012, o time boliviano enfrentou o Inter na primeira fase. No Beira-Rio, Leandro Damião (3), Dagoberto e Jô fizeram 5 a 0. No segundo jogo, na Bolívia, um gol de Gilberto nos últimos minutos deu o empate de 1 a 1.
Mais uma vez, a altitude deverá ser a principal adversária. Ela e, claro, Pablo Escobar.
Não deixe de conferir a página do #ColoradoZH: http://zh.com.br/inter
Acompanhe o Inter no Colorado ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES