A Confederação Sul-Americana de Futebol divulgou a versão atualizada de seu ranking de clubes. O Inter segue em 2º lugar, tendo na liderança a LDU de Quito. Entre os brasileiros, o principal destaque é o Corinthians, que atingiu sua melhor colocação desde que a lista passou a ser divulgada em cima de resultados mais recentes, aparecendo em 18º lugar.
Além de melhorar nove posições, a classificação para a fase semifinal da Libertadores fez com que o clube paulista ultrapasse o maior rival. O Palmeiras, que não disputou o torneio sul-americano este ano, caiu do 20º para o 24º lugar. Com a atual posição, o Corinthians também encostou em São Paulo e Vasco, respectivamente, 16º e 15º colocados - Cruzeiro (11º) e Fluminense (9º) continuam na frente do Alvinegro.
Internacional (2º) e Santos (6º) mantiveram suas posições e continuam sendo os clubes brasileiros melhores colocados no ranking. Vale lembrar que, se passar pelo Corinthians e chegar à decisão da Libertadores, o Santos ultrapassará concorrentes e alcançará uma posição ainda melhor.
Em tempo: Conmebol analisa o desempenho dos clubes em cinco torneios: Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana, Copa Suruga e Mundial de Clubes, sempre com peso diferente entre as competições. Os jogos da atual temporada, por exemplo, valem mais do que os compromissos em anos anteriores.
O Ranking
1º Liga de Quito (ECU)
2º Inter (BRA)
3º U. de Chile (CHI)
4º Vélez Sarsfield (ARG)
5º Estudiantes (ARG)
6º Santos (BRA)
7º Libertad (PAR)
8º Independiente (ARG)
9º Fluminense (BRA)
10º Boca (ARG)
27º Grêmio