Com o lateral-direito João Lucas como único reforço anunciado, o Grêmio tem no colombiano Gustavo Cuellar a busca por uma grande contratação nesta janela de transferências. O jogador de 31 anos atua costumeiramente como primeiro volante e pode ser encaixado ao lado de Villasanti.
O Desenho Tático de Zero Hora projeta como Gustavo Quinteros pode formar a equipe com o colombiano e o paraguaio abrindo o meio-campo.
Gustavo Quinteros tem como esquema tático preferido o 4-2-3-1. Foi com esse sistema que ele conquistou o Campeonato Argentino pelo Vélez, em 2024, e que deve ser o principal do Grêmio.
A dupla de volantes do Vélez tinha o jovem Christian Ordoñez, de 20 anos, jogador de origem da posição, e o experiente Agustín Bouzat, de 30. Bouzat é meia de origem que foi transformado em volante por Quinteros. Isso é uma característica de jogo do novo treinador do Grêmio, que gosta de ter jogadores de boa saída de bola como volantes.
Nesse cenário, a dupla Cuellar e Villasanti entrega o que busca Quinteros. Cuellar é um primeiro volante com boa qualidade de passe. Ele costuma ser o jogador que atua por trás do bloco do adversário buscando encontrar passes para jogadores adiantado.
Assim, Villasanti tem uma característica de maior chegada ao ataque e presença na área adversário. Nesse sentido, a dupla gremista será um pouco diferente do que acontecia no Vélez, quando havia alternância nas subidas entre Ordoñez e Bouzat sem que um tivesse o posicionamento fixo de primeiro volante.
Mapas de calor de Bouzat (E) e Ordoñez (D) mostra como eles tinham participação ofensiva semelhante no Vélez:
Variação
Uma variação tática que o Vélez tinha no posicionamento dos volantes acontecia no momento dar marcação alto. Era comum que um dos volantes adiantasse para ao lado do meia Aquino com o outro ficando atrás.
Assim, o time saia do 4-2-3-1 para o 4-1-4-1. No Grêmio, Villasanti seria o homem a ser adiantado para a linha de meias, com Cuellar ficando à frente da defesa. O colombiano tem esse jogo na entrelinha como ponto forte.
Números
Os números mostram como Cuellar é um volante de baixa participação ofensiva. Em cinco temporadas na Arábia Saudita, ele teve apenas um gol marcado e deu três assistências. Apenas na temporada passada, Villasanti anotou quatro gols e deu três assistência. Em 2023, os números ofensivos do paraguaio foram ainda melhores, com sete gols e sete assistências.
A confirmação da chegada de Cuellar dará a Quinteros o volante para formar a dupla com Villasanti. A abertura do meio-campo estará definida, um primeiro passo para o treinador implementar na Arena seu estilo de jogo preferido.