O primeiro esboço de Grêmio no ano de 2025 estará em campo nesta segunda-feira (13). A partir das 16h30min, no CT Luiz Carvalho, uma ideia de formação titular será observada pelo técnico Gustavo Quinteros em jogo-treino contra o São José.
Apesar da nova temporada, a tendência é de que o time inicial do ano ainda seja muito parecido com as escalações de 2024. Ensaios com a equipe aconteceram durante o final de semana para a estreia no Gauchão, no dia 22 de janeiro, contra o Brasil de Pelotas.
Depois dos primeiros dias dedicados mais para trabalhos físicos e técnicos, o final de semana de atividades no CT Luiz Carvalho deu início ao processo de preparação da escalação.
Um processo iniciado no sábado (11). Zagueiro, laterais e volantes receberam orientações de Leandro Desábato. O ex-zagueiro é o responsável na comissão técnica de Quinteros por orientar os trabalhos específicos para defensores. Meias e atacantes ficaram sob os cuidados de Maximiliano Quesada.
Ainda sem a chegada dos principais reforços buscados pela direção, o Grêmio se prepara para ter um time muito próximo ao que terminou o ano passado.
O sistema defensivo começa por Marchesín no gol. Na proteção ao argentino, são quatro opções e um garoto chamado da Copa São Paulo para observação. Jemerson e Rodrigo Ely devem começar 2025 como dupla titular. Gustavo Martins e Natã são as outras alternativas mais afirmadas, mas o jovem Viery, que estava na Copinha, também será opção.
O defensor de 20 anos atua pela lado esquerdo da defesa e tem uma saída de jogo muito elogiada. É possível que ele seja observado também como lateral-esquerdo. Nas últimas duas temporadas, o garoto foi relacionado para alguns jogos do Tricolor pelo então técnico Renato Portaluppi, mas não chegou a entrar em campo.
Inicialmente, a posição do lado esquerdo deve ficar com Mayk, com outro jovem vindo da Copinha como opção. Pedro Gabriel chegou de São Paulo no fim da semana passada e será observado enquanto não desembarcar um reforço para disputar a titularidade. João Pedro deve ser o lateral-direito, com João Lucas no segundo time.
Na espera de Cuellar para ser o parceiro de Villasanti no meio de campo, Dodi e Pepê brigam por espaço nos primeiros dias da pré-temporada. A chance maior é de que o primeiro comece ao lado do paraguaio contra o São José. Ronald, Edenilson e Milla são as demais alternativas atuais do grupo para atuarem como volantes.
Mas a grande atração deste primeiro teste estará no setor ofensivo. A dupla Monsalve e Cristaldo será observada junta novamente.
Os dois jogaram com o técnico Renato Portaluppi em alguns momentos da temporada passada, mas a parceria acabou desfeita pelo entendimento da antiga comissão técnica de que não seria viável manter ambos juntos. Monsalve deve começar aberto pelo lado direito, com Aravena e Braithwaite completando o setor de ataque. Arezo, André Henrique e Pavon devem estar juntos na equipe reserva.
Provável time do Grêmio para a largada de 2025:
- Marchesín; João Pedro (João Lucas), Rodrigo Ely, Jemerson e Mayk; Villasanti e Dodi; Monsalve, Cristaldo e Aravena; Braithwaite.
Elenco do Grêmio para o começo da temporada:
- Goleiros: Marchesín, Adriel, Gabriel Grando e Thiago Beltrame.
- Laterais: João Pedro, João Lucas, Mayk e Pedro Gabriel.
- Zagueiros: Jemerson, Kannemann, Rodrigo Ely, Gustavo Martins, Natã Felipe e Viery.
- Volantes: Pepê, Dodi, Edenilson, Ronald e Mila.
- Meias: Cristaldo, Monsalve, Nathan e Gabriel Silva.
- Atacantes: Braithwaite, Arezo, Aravena, Pavon e André Henrique.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.